Notícias

Geral

Funcionamento das turmas é tema da palestra de Elisiane

19/11/2010

Natal (RN) – A gerente nacional do programa de Ensino a Distância da Fundação Ulysses Guimarães, Elisiane Silva, abriu agora há pouco a segunda fase do curso de Agentes da Cidadania para mediadores ministrado nesta sexta-feira (19), em Natal. Com esclarecimentos de questões práticas, como abertura de turmas e metodologias utilizadas durante as aulas, ela falou sobre problemas futuros e possíveis soluções.

Elisiane chamou a atenção dos alunos para a necessidade dos cidadãos de se engajarem no debate político. “Não tem caminho mais rápido para melhorar a vida das pessoas que o da política. Uma lei feita por um vereador ou por um deputado tem mais chances de êxito do que ideias ou iniciativas isoladas”, declarou.

Dos cursos desenvolvidos pela Fundação nacional, quatro já constam da lista de programas disponibilizados pela FUG do Rio Grande do Norte. São eles: Básico de Formação Política, Preparatório para Candidatos a Prefeito, Vice-prefeito e Vereadores, Gestores públicos municipais – dividido em três módulos, e mais o recente, de Agentes de Cidadania Comunitária.

A gerente mostrou aos alunos como funciona o manual do mediador, produzido e distribuído pela fundação nacional. “Este manual é um suporte técnico para que os mediadores possam representar os interesses do curso diante da comunidade, da mídia, entre outros”, disse.

Segundo Elisiane, o trabalho do mediador é dividido em três momentos iniciais que devem ser rigorosamente observados antes, durante e após as formações das turmas. “A tarefa começa com a preparação da nova turma, que inclui o contato com a coordenação estadual, a criação da turma, a divulgação da criação da turma e a matrícula dos alunos. Em seguida o momento semipresencial, com orientações para as atividades individuais ou em grupos. E, por último, o processo de conclusão das turmas”.