Notícias
Fundação Ulysses Guimarães entrega certificados no Assentamento Itamarati
07/02/2012A Fundação Ulysses Guimarães do Mato Grosso do Sul realizou a entrega de certificação dos alunos da Formação de Agentes de Cidadania Comunitária do Assentamento Itamarati, na manhã do último sábado, 4.
O evento aconteceu em uma escola dentro do assentamento na zona rural de Ponta Porã. A mediadora do curso foi Maria Cândida Rodrigues que, na presença dos visitantes, falou na necessidade de se levar formação e informação a tantas pessoas que ficam isoladas no assentamento. “Precisamos de mais cursos para que possamos preparar nossos assentados para o pleno exercício da cidadania”, disse.
Representou a Fundação e a sua presidente, o vice-presidente da instituição, Gilton Almeida, acompanhado do presidente do PMDB estadual e presidente do Conselho Curador da Fundação, Esacheu Nascimento.
Gilton ressaltou a importância da realização de cursos em locais menos conectados com a realidade cotidiana do país como ali. “Todos os cursos que realizamos são, sem dúvida, importantes, todavia aqui sabemos que sua aplicação pode ser mais relevante. Não consideramos as pessoas daqui menos instruídas que as de fora, mas o fato de estarem fora do meio urbano e em grande número, como aqui na Itamarati, nos dá a certeza de que o feedback muito será satisfatório”, disse.
Já Esacheu Nascimento conclamou os formandos a trazer mais assentados para os próximos cursos. “Saibam vocês que desde os índios do Acre, na fronteira do Brasil, até comunidades do Chuí, a FUG realiza um importante trabalho de inclusão de cidadãos na cidadania, portanto vocês não estão só, pois passam a fazer parte desta grande família de 250 mil pessoas certificadas pela formação nos cursos da FUG.”, disse.
Nascimento falou também dos benefícios que têm as pessoas que buscam o conhecimento, enfatizando todas as vantagens dos cursos oferecidos pela FUG, com ênfase na qualidade ímpar dos mesmos. “Observem que o conhecimento não ocupa espaço, mas ele faz com que as pessoas que o detém ocupem os espaços”, finalizou.
O assentamento Itamarati é o maior Projeto de Assentamento do Brasil e está situado no município de Ponta Porã, próximo à divisa do Brasil com o Paraguai. São 25 mil hectares de área e 1.100 famílias assentadas.