Notícias
Gaúchos realizam treinamento para mediadores do curso de Gestores Públicos Municipais
16/03/2009O Rio Grande do Sul foi o primeiro Estado a realizar treinamento de mediadores para o curso de Gestores Públicos Municipais. O encontro ocorreu no dia 13 no auditório da FUG/RS. A abertura contou com a presença do presidente nacional da FUG, deputado Eliseu Padilha, que reforçou a importância dos cursos e relembrou o nascimento do projeto EAD, experiência que iniciou no estado e agora abrange todo o país. Estiveram presentes mediadores de 48 municípios do Estado, representando 23 regiões. Cada um dos presentes passa a ter a responsabilidade de incentivar a criação de turmas em seu município. Um novo treinamento ocorrerá no mês de Abril, com data a ser divulgada. O Estado possui meta de realizar um treinamento por mês.
*** O curso de Gestores Públicos Municipais tem o apoio do IBAM (Instituto Brasileiro de Administração Municipal) e proporcionará a atualização e o aperfeiçoamento dos gestores dos poderes legislativo e executivo, desenvolvendo competências necessárias ao desempenho de suas funções governativas e para o pleno exercício da cidadania. É focado prioritariamente nos agentes políticos – prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos -, mas também deve ser cursado pelos secretários (as) de governo, assessores (as), representantes dos diretórios municipais do PMDB, lideranças partidárias e integrantes da comunidade. Está dividido em 3 módulos: Noções Gerais da Administração Pública Municipal, Competências e Atuação do Poder Legislativo, Competências e Atuação do Poder Executivo.
A coordenação do EAD informa que o curso priorizou as necessidades e dúvidas dos pequenos municípios, abordando questões como licitações, contratos, convênios, gestão orçamentária e financeira, marketing de gestão, entre outros. Todas as informações sobre o curso e a formação de turmas nos municípios podem ser encontradas no endereço eletrônico www.ead.fundacaoulysses.org.br. Dúvidas através do e-mail ead@fundacaoulysses.org.br ou pelo telefone (51) 3072 7015.