Notícias

Geral

Governo abre linha de crédito para micro e pequenas empresas

06/01/2017

Com o intuito de incentivar o pagamento de tributos no início do ano e de apoiar os micro e pequenos empresários, o Banco do Brasil abriu uma linha de crédito para financiar os impostos e compra de matéria-prima para micro e pequenas empresas.

Com taxa em torno de 2,42% ao mês, o prazo de pagamento pode chegar a 24 meses, com até 90 dias de carência para pagar a primeira parcela de capital.

Faz parte da linha o Bônus Parcela em Dia, benefício que devolve 10% dos juros a cada prestação quitada até o vencimento.

As contratações podem ser realizadas até 31 de março de 2017 ou até o término dos recursos. Para ter acesso ao empréstimo, a empresa precisa ser correntista do BB e possuir cadastro e limite de crédito analisados.

Outras medidas

Em outubro de 2016, o governo já havia disponibilizado mais de R$ 30 bilhões para micro e pequenas empresas em linhas de empréstimos e financiamentos para uso em capital de giro, investimentos e compra de equipamentos. O objetivo do governo é recuperar a confiança da economia e fomentar o segmento.

Também foram criados o programa Instituição Amiga do Empreendedor, em parceria com o Ministério da Educação e universidades públicas e privadas, para promover orientação na área de gestão de negócios e assistência técnica a potenciais empreendedores, e o Simples Exportação, para desburocratizar a operação de comércio internacional para micro e pequenas empresas.

Promover a racionalização dos procedimentos burocráticos e assegurar ampla segurança jurídica para a criação de empresas e para a realização de investimentos é uma das diretrizes do programa “Uma Ponte para o Futuro“, da Fundação Ulysses Guimarães.