Notícias

Geral

Lançamento do EAD em Barra Mansa/RJ reúne 200 pessoas

18/06/2010

Rio de Janeiro – O município de Barra Mansa terá suas primeiras turmas do Programa de Formação Política. A conquista é mérito do trabalho do diretório municipal do PMDB, presidido por Roosevelt Brasil, do PMDB Mulher, tendo como presidente Maria Teixeira, e do prefeito municipal, José Renato Bruno de Carvalho.

O lançamento das turmas ocorreu no último dia 14 com um público de cerca de 200 pessoas – presidentes das associações de moradores, militantes do PMDB, dos núcleos Jovem e Mulher e comunidade.

São 3 turmas que iniciam as atividades nos dias 22, 23 e 24, a partir das 19h, na sede da FAMBAM (Federação das Associações de Moradores de Barra Mansa). A parceria com a Federação foi selada com a presença do um de seus diretores, Francisco Sérgio Rocha, ratificando que “para esse tipo de iniciativa a federação estará sempre de portas abertas”.

Até o momento já são 100 alunos inscritos, que terão como mediadoras Maris Stella Oliveira e Yara Alcunha Paiva. “O Programa EAD está dentro dos ideais de Ulysses Guimarães, que tanto lutou para que tivéssemos uma Constituição cidadã e, agora, essa Constituição permite que ocorram cursos importantes como esses”, falou Maris. A mediadora ainda parafraseou Ulysses para externar que o PMDB de Barra Mansa cumpre seu dever de levar o conhecimento de forma feliz. “O segredo da felicidade é fazer do seu dever o seu prazer”, concluiu.

Estiveram presentes, o secretário de Governo, Levi Gama; a vice e a 2ª vice-presidente do PMDB Mulher, Eterna Quintão e Emiliana Melchior Carvalho, respectivamente; o gerente de Relações Comunitárias, Ademir Fontes de Avelar; e as mediadoras Cassia de Souza Dias, Isaura Fonseca, Silvana Carla Leite Teixeira e Elis Marcelino. Além do diretor da Universidade de Barra Mansa, Luiz Guilherme Cruz, que já prevê também uma parceria com o EAD.

Homenagem a Lúcio Teixeira
O presidente municipal Roosevelt, também ex-prefeito de Barra Mansa, lembrou que a concretização da primeira turma do EAD era vontade do secretário de Governo Lúcio Teixeira, ex-presidente do partido, falecido no ano passado. O mesmo foi lembrado pelo prefeito José Renato, que conheceu o Programa EAD através de Lúcio.

EAD/RJ sob nova coordenação
O encontro foi aberto pela nova coordenadora do EAD no Rio de Janeiro, Kátia Lôbo. Na oportunidade, ela falou sobre a necessidade da mulher estar engajada na política não como um complemento dos candidatos masculinos, mas como participante nas decisões do partido. Também explanou sobre o a importância das mediadoras como agentes políticas e de cidadania.
Esse foi o primeiro município visitado por Kátia como coordenadora do EAD. No dia 03, ela já estará em Cabo Frio, abrindo novas turmas.