Notícias

Geral

Maratona em Santa Maria aponta rumos para o PMDB

16/11/2009

Após um total de 15 horas de maratona política em Santa Maria que debateu desde globalização, tecnologia da informação, sociedade sustentável e democratização do conhecimento, o PMDB – através da Fundação Ulysses Guimarães Nacional (FUG) – aprovou, por unanimidade, na manhã deste domingo, 15, a Carta de Santa Maria. O documento editado durante a evolução da discussão na região Centro do Estado, sob coordenação do ex-ministro Odacir Klein, propõe uma nova agenda política, onde se privilegie o desenvolvimento sob o ponto de vista da sustentabilidade do planeta.
Foi indicado como prioridade o investimento na educação com foco no ensino médio profissionalizante, o que oportunizará o acesso ao emprego e renda e, especificamente, seja fonte de qualificação de mão-de-obra para construção da riqueza nacional. Na Carta se defende que a utopia da legenda seja a ação pela plena democratização da sociedade e da inclusão social.
Outro importante ponto do documento é que “o PMDB priorize candidaturas próprias em todos os níveis e, em especial, à presidência da República, sedimentando o caráter nacional do partido, seus princípios, estatuto e programa de gestão pública”. Com base nestes indicativos, a FUG proporá, imediatamente, à direção nacional do partido a discussão das questões que integram a Carta de Santa Maria.
Debate político
O seminário O PMDB no Terceiro Milênio comandado pelo presidente da FUG Nacional, deputado Eliseu Padilha, foi palco para um amplo debate político. Com a participação expressiva de dirigentes regionais e municipais, representantes de núcleos de apoio, e de líderes do partido do Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo, ficou claro a posição dos correligionários em atualizar a atuação da legenda aos avanços tecnológicos e sociais.
Nos debates foi conferida a unidade absoluta em relação a necessidade de sugerir novos rumos para o PMDB, a começar pelo seu plano para governar o Brasil e o Estado, sendo este pré-requisito para impulsionar as candidaturas majoritárias para as eleições do próximo ano.
Padilha chamou a atenção para o comprometimento e a motivação de todos com os projetos de fortalecimento. “A discussão travada nestes dois dias apontou os rumos para o nosso crescimento. Essa disposição nos coloca em vantagem para que larguemos com vantagem na próxima disputa”, justificou.
Ao propor o questionamento se o PMDB é um Partido Político, o deputado Ibsen Pinheiro destacou que a sigla – com 43 anos de história ininterrupta – tem o desafio de ser a consciência do País na reformulação da caminhada política. Para o parlamentar, o PMDB é o única legenda política capaz de formular um novo projeto nacional para o Brasil.
Ao participar como debatedor de dois paineis, o deputado Darcísio Perondi destacou a qualidade do seminário. O parlamentar propos que o PMDB se posicione em defesa de questões nacionais, como pela defesa da Emenda 29, que garante mais recursos para a área da saúde.
O deputado Mendes Ribeiro ressaltou a importância de o partido ter buscado a construção da unidade partidária, o que segundo ele, fortalece a legenda para a disputa eleitoral de 2010.
O prefeito anfitrião do evento, Cezar Schirmer, sugeriu que a FUG Nacional crie um banco de dados com informações de governos exitosos e, a partir destas informações, busque aperfeiçoá-las e implementá-las em futuros governos peemedebistas. “A marca do PMDB será a excelência de nossos governos”, declarou Shirmer.
Painéis
Nos dois dias de concentração o seminário abordou um total de sete paineis com a participação direta de pelo menos 35 pessoas, entre as quais painelistas e debadores. Os paineis foram A Globalização e a Utopia na Sociedade da Informação, Organização, Integração e a Democracia Partidária; A Democratização do Conhecimento Político, Como Aprimorar o Programa Partidário do PMDB, O PMDB é um Partido Político?, Como o PMDB Governa e como ele Deve Governar e Uma Proposta do PMDB para Governar o Brasil.
Presenças
O evento comandado pelo presidente da FUG Nacional, deputado Eliseu Padilha, contou com a participação do anfitrião do evento, o prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer, dos deputados estaduais Alceu Moreira e Gilberto Capoani, dos deputados federais Darcísio Perondi, Ibsen Pinheiro e Mendes Ribeiro Filho, dos ex-ministros Odacir Klein e Luiz Roberto Ponte, do tesoureiro do diretório estadual, Rospide Neto, do presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziulkoski, do ex-secretário de Planejamento, João Carlos Brum Torres, do ex-deputado Cezar Bussato, do presidente do PMDB de Santa Maria, Robson Zinn e do coordenador do PMDB do Centro do Estado, Marcelo Figueiró.
Também marcaram presença os representantes dos núcleos de apoio Rafael Braga (Juventude), Regina Perondi (Mulheres), Antônio Sarti (Segurança), Otálicio da Rosa (Comunitário), Paulo Kohlrausch (Associação de Prefeitos) e Ivan Trevisan (Associação de Vereadores), além de prefeitos, vereadores, coordenadores de dezenas de regiões e presidentes de diretórios municipais.
Ainda participaram do seminário peemedebistas de outros estados como o presidente da FUG/SP, Walsen Pousada, da FUG/MS, Esacheu Nascimento, da FUG/ES, Francisco Donato, e o ex-senador por Minas Gerais, Ronan Tito.