Notícias

Geral

Membro da Executiva Municipal do PMDB terá a função de Secretário de Formação Política

06/10/2009
A Executiva Nacional do PMDB acatou a proposta do deputado Eliseu Padilha, presidente da Fundação Ulysses Guimarães, de atribuir ao 1º vogal das Comissões Executivas Municipais, a função de Secretário de Formação Política, com a atribuição de fomentar e oportunizar a formação e o aperfeiçoamento político da militância, em todos os municípios do País.
Para Padilha, esta é uma conquista que deve ser comemorada e implantada o mais rápido possível pelos Diretórios Municipais. “O que queremos é aproximar o nosso militante, torná-lo participante da vida orgânica do Partido. E, o 1º vogal terá a função levar o debate da formação política aos militantes nos municípios, a base propriamente dita do PMDB”, ressaltou o presidente.
A Fundação Ulysses Guimarães conduz hoje em todo o território nacional um programa de Formação Política, que já conta com três cursos: básico de Formação Política, preparatório para candidatos a Prefeitos, vice-Prefeitos e Vereadores, e Gestão Pública Municipal. Mais de 100 mil alunos já participaram ou estão participando de algum destes cursos, que têm o objetivo de preparar a base partidária, fomentar a participação no debate político e preparar o Partido para a governança.
“O conhecimento é a base para o exercício de qualquer atividade. A vida, o exercício de uma função pública será tão mais eficiente e eficaz, quanto maior for o conhecimento de seu agente. O que buscamos é oferecer quadros eficientes para a ocupação de cargos públicos, para garantir a melhora da vida dos cidadãos, em todo o País”, afirmou Padilha.
O 1º vogal terá também a função de fomentar a realização de eventos que oportunizem a formação política; criar programas e atividades voltadas à reflexão dos agentes políticos no processo de transformação social; manter a ligação do Partido com os movimentos sociais nos municípios; organizar a documentação e os recursos para a administração dos cursos da Fundação; cadastrar no Diretório Municipal todos os filiados que exercem atividades de magistério; e coordenar a seleção e o treinamento dos mediadores municipais, fundamentais para implantação do EAD.