Notícias

Geral

Movimento Jovem: aula inaugural debate a construção da história política e democrática

17/02/2022

A Fundação Ulysses Guimarães realizou na terça-feira (15), a Aula Inaugural do Movimento Jovem – Escola de Líderes da FUG. Um debate de alto nível cultural que reuniu o ex-senador e presidente do Conselho Editorial da FUG, José Fogaça, como professor palestrante, e como debatedores o filósofo e escritor Denis Rosenfield e o economista Gustavo Grisa. Também participaram da aula o presidente nacional da FUG, deputado federal Alceu Moreira, o presidente nacional da JMDB, Norton Soares, e o coordenador nacional de Núcleos, Assis Filho.

A nova turma formada somente por jovens entre 16 e 35 anos, todos vinculados à Juventude do MDB, tiveram a oportunidade de discutir temas contemporâneos e uma aula sobre a construção política da história democrática no Brasil e no mundo.

O presidente nacional da FUG, que abriu a aula inaugural, falou sobre a importância da Escola de Líderes para o MDB. “A escola de líderes é um nos movimentos mais qualificados que nós estamos fazendo. O MDB precisa ser um partido capaz de formular política, compreender a política, fazer a diferença na função pública e ter uma entrega qualificada para todos”, disse. Ele ressaltou que o dirigente político precisa ter muitas informações, para que as decisões tomadas sejam assertivas visando a igualde de oportunidade para todos.

O presidente da JMDB, Norton Soares, abordou a participação dos jovens. “O trabalho da FUG é fantástico! É muito importante ofertar ferramentas para a militância do nosso partido. Eu tenho uma grande expectativa em cima desse projeto da escola de líderes, porque eu acho que vamos dialogar sobre os problemas reais da sociedade com nossa juventude e trazê-los para o debate público”, disse Norton Soares.

História da Democracia e temas contemporâneos

O ex-senador José Fogaça, professor palestrante da aula inaugural, abriu falando da sua felicidade em dialogar com a JMDB, onde “nesta sala estão representantes de todo o Brasil. O que comprova o mosaico que é o nosso país e se insere no MDB”. Para ele, o MDB vem há meio século sustentando a democracia, lutando por ela e “sermos o patamar de garantias para que essa democracia persista e para que ela não venha sofrer nenhum revés”.

Durante sua explanação, Fogaça foi contextualizando sobre a história política do Brasil, seu perfil e suas características. Falou sobre o processo democrático e a Constituição Cidadã.

O filósofo e escritor Denis Rosenfield afirmou que “uma escola de líderes oferece formação cultural e intelectual”. E salientou que hoje existe uma ignorância intelectual nos partidos políticos.

O economista Gustavo Grisa disse que os alunos da escola de líderes estão tendo um importante ensino de história comentado, do entendimento da construção da política da história do Brasil. E ressaltou que “o papel das lideranças políticas, hoje, é levar a mensagem de fortalecimento da democracia, de desenvolvimento econômico, que gere oportunidades e inclusão produtiva”.

Thatiana Souza – Assessoria de Comunicação FUG nacional