Notícias

Geral

Nasce a formação para os Agentes de Cidadania Comunitária

26/03/2010
Paixão e inovação foram as palavras que guiaram o Programa de Formação Política EAD/FUG na elaboração do novo curso, o lançamento de 2010: Formação de Agentes de Cidadania Comunitária.Realidade é a palavra destacada daqui para frente, após a apresentação do curso durante o encontro do EAD realizado anualmente em Brasília, que ocorreu nos dias 24 e 25.
As equipes pedagógicas e de produção deram a cara do curso que vem pela frente. Além da natural evolução do EAD, após a realização de 3 outros cursos, os cidadãos podem esperar a união perfeita entre o  conteúdo e a simplicidade. A simplicidade no entendimento, na interação e na transmissão da mensagem. 
As reuniões entre os professores, o presidente da FUG, deputado Eliseu Padilha, e gerente nacional do EAD, Elisiane da Silva, foram várias. “Até chegar no consenso do que o cidadão precisa deter conhecimento para batalhar em seus municípios”, destaca Elisiane.
A equipe de produção, comandada por Carlos Alberto Kern, pesquisou, testou e apresentou novas técnicas de vídeo. Um personagem será apresentado ao cursista e será o responsável por guiá-lo em todas as aulas.  Permanece a figura da apresentadora aliada a presença do professor nos momentos em que é necessária a complementação de explicação. Ainda, a leveza da aula será dada com vinhetas, enquetes e reportagem na rua.
A coordenação pedagógica ficou a cargo do professor Eduardo Corsetti, Mestre em História do Brasil (PUC/RS). “O objetivo é fazer com que o participante do curso tenha acesso de modo mais sistemático a um conjunto de informações que lhe permitam uma convivência com os procedimentos da atividade social e política de um modo mais seguro, direcionado e objetivo”, justificou o professor.
Na avaliação do presidente Nacional da FUG, deputado Eliseu Padilha, depois que o cidadão se integra ao processo político-administrativo pode cobrar ações de educação, trabalho, previdência social, saúde, alguns das principais deficiências da atualidade. “Nosso desejo é qualificar cidadãos que desejem ser úteis às suas comunidades. O cidadão no pleno exercício da cidadania que se coloca a serviço da sociedade. O cidadão precisa estar preparado. A instituição sobe à medida que a cidadania sobe, quando as comunidades aprendem a reagir e cobrar”, defendeu. Para Padilha, a população precisa reassumir suas posições nas decisões da comunidade e isso deve ser feito de modo qualificado.
O vídeo de divulgação do novo curso pode ser acessado no: http://www.youtube.com/watch?v=fVqXwyvNnBU
O novo curso está em processo de finalização, a previsão para distribuição aos Estado será informada aos coordenadores estaduais do EAD.
Conteúdo programático – 
Aula 1: O poder e suas formas: Conhecer as características do poder, as suas dimensões mais relevantes, as fontes e os seus vários cenários, de modo especial, a sua existência nos regimes democráticos e no cotidiano das sociedades.
Aula 2: As dimensões da Cidadania: Possibilitar ao aluno do curso identificar o homem enquanto cidadão, o seu espaço dentro do sistema social, a sua origem histórica, a sua evolução para os dias de hoje e, ainda, saber da existência da outra dimensão da realização da cidadania, o Estado e o seu papel nesta tarefa.
Aula 3:  A democracia e suas formas: Permitir, a identificação do contexto onde se realiza de forma mais definitiva a cidadania, ou seja, a democracia. Nesta, também, obter dados sobre as suas várias manifestações desde a sua implantação na história até as experiências atuais mais relevantes.
Aula 4: Os desafios à democracia: Ter a noção de que as democracias em todo o mundo e no Brasil encontram dificuldades para a sua realização plena e a impedem de se estabelecer amplamente. E juntamente com o dado referido, ter a possibilidade de perceber no contexto da política, o quanto estes fenômenos limitadores, ainda existem e agem dentro das instituições políticas. Referimo-nos, a corrupção, ao clientelismo e ao patrimonialismo.
Aula 5: A ordem social brasileira: Descobrir as leis e os direitos dos segmentos, que estão no limiar da democracia. Encontrar no texto as leis respectivas, seu desenvolvimento e os direitos e garantias que já estão presentes no âmbito da saúde, da assistência social, do meio ambiente, da política urbana, da criança e do adolescente, do idoso e dos portadores de necessidades especiais.
Aula 6: A democracia participativa em ação: os conselhos e o controle externo da administração pública: Inserir o participante deste encontro nas novas formas de decisão coletivas estabelecidas de maneira institucional nas políticas públicas: Os Conselhos que começaram a ser implantados no Brasil a partir da Constituição de 1988. O candidato ao realizar a sua formação, se habilitará a obter, além disso, as informações sobre a existência e a participação nos respectivos Conselhos. Poderá também, conhecer o seu papel como agente de controle social tanto no plano municipal, estadual e nacional, nas mais diversas áreas do executivo, do legislativo e do judiciário.
Aula 7: Competências e Atuação dos Conselhos Municipais