Notícias
Padilha promove maratona política do PMDB em Salvador do Sul
07/07/2009Brasília (07/07/2009) – O PMDB do Rio Grande do Sul promoveu no último fim de semana uma verdadeira maratona de debates políticos em Salvador do Sul. Sob a coordenação do deputado federal Eliseu Padilha (RS), presidente nacional da Fundação Ulysses Guimarães, os 33 coordenadores regionais do partido no Estado, deputados estaduais e federais, secretários de Governo e presidentes dos núcleos de apoio afinaram o debate para as eleições de 2010. ?Qual o papel do PMDB hoje? Esta é uma pergunta que precisamos responder. Somos um gigante espartano ou um paquiderme acéfalo??, desafiou Padilha aos companheiros que participaram dos painéis.
Ao lançar este desafio, o presidente convocou o Partido a fazer uma reflexão sobre o seu papel hoje e como pretende governar futuramente, não só o Rio Grande do Sul, como também o Brasil e seus estados. Na visão dele, o PMDB é um partido único, onde seus núcleos, seus diretórios, sua direção precisam trabalhar de forma coesa em torno de uma proposta. E, isso só ocorrerá por meio do ?conhecimento?. ?O Partido precisa pensar, precisa refletir, precisa aumentar o conhecimento?, justificou.
Nas 16 horas de reunião, os debates abordaram todas as questões que envolvem a organização partidária. Um deles, em especial, foi unânime entre a cúpula e a base partidária: o próximo candidato do PMDB ao Palácio Piratini precisa estar comprometido com o Plano de Governo do Partido, documento que está sendo elaborado pela Fundação Ulysses Guimarães do RS, a partir das sugestões dos correligionários de todo o território gaúcho.
Para o deputado Eliseu Padilha, este não deve ser um compromisso apenas do RS, mas de todos os candidatos aos Governos dos Estados e ao candidato à Presidência da República pelo PMDB. ?Hoje, todos devem trabalhar na construção deste Plano de Governo para o nosso PMDB. Este será o compromisso dos nossos candidatos: garantir que este plano seja executado durante as suas gestões?.
Desafio – Ao sugerir que o Partido trabalhe coeso, o presidente da Fundação Nacional enfatizou que o caminho a ser trilhado é o do conhecimento. E, este caminho só pode ser percorrido, para lograr o êxito esperado, quando a militância estiver qualificada. Para ele, os cursos de Formação Política promovidos pela FUG, em todo o Brasil, estão fortalecendo e credenciando o Partido à candidatura própria. Hoje, mais de 100 mil alunos participam destes cursos em todo o País, por meio do ensino a distância (EAD).
Padilha também lembrou dos Congressos Estaduais que estão sendo realizados para construção do Plano de Governo. ?O maior partido do País, que detém o maior número de parlamentares no Congresso Nacional, de governadores, de prefeitos e vereadores, têm a competência de elaborar um projeto de governo?.
Participaram do encontro o presidente da FUG/RS, Antonio Hohlfeldt, os tesoureiros do diretório estadual Rospide Neto e André Carús, os deputados estaduais Álvaro Boessio, Alberto Oliveira, Alceu Moreira, Edson Brum, o deputado federal Darcísio Perondi, o ex-deputado Giovani Feltes, os secretários de Estado, Márcio Biolchi (Sedai) e Osmar Terra (Saúde), o ex-senador por Minas Gerais, Ronan Tito, os presidentes das FUG?s de Mato Grosso do Sul e do Espírito Santo, Esaqueu do Nascimento e Franscisco Donato, respectivamente. Também dos representantes dos núcleos de apoio Eunice Flores (PMDB Mulher), Gabriel Souza (Juventude), Clovis André da Silva (Movimento Negro), Cláudia Costa (Socioambiental), Antônio Sarti (Segurança) e Alexandre Pereira (Tradicionalistas), e dos presidentes das Associações de Prefeitos e de Vereadores, respectivamente Paulo Kohlrausch e Daniel Schaefer.