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Palestrantes ressaltam importância da mobilização nas redes sociais
20/11/2013Brasília (DF) – O jornalista e publicitário Beto Andrade participou do seminário Conexão Mídias Sociais, realizado em Brasília, no Painel Comunicação Digital Na Prática. Em sua apresentação fez um breve histórico sobre as campanhas para as quais trabalhou e que teve o prazer de conviver com PMDB nas campanhas em diversos estados e períodos diferentes. Se aprofundou muito sobre o setor público, setor privado e terceiro setor quanto a utilização da internet. Para ele, a internet é a mais nova plataforma de comunicação, organização social e consolidação da cidadania.
“ Nós vivemos hoje em sociedade de rede. A internet trouxe essa prerrogativa para o cidadão. O cidadão se apoderou a comunicação. A comunicação e a informação antes eram verticais, antes de um para muitos e hoje de muitos para muitos. E isso transformou as formas de as pessoas se relacionarem com as lideranças políticas, processo políticos e principalmente com os processos eleitorais ”, destacou.
O palestrante lembrou que somente em 2008, há cinco anos atrás que foi feito o primeiro núcleo contundente das redes sociais de uma campanha eleitoral, pelo então presidente dos Estados Unidos. Barack Obama, que mostrou uma nova regra dentre ela de como se atingir os eleitores, de como arrecadar recursos, de como montar a opinião pública e principalmente de como lidar com a classe política, criando-se uma plataforma de interação com o público aonde mostrou os primeiros sinais de como se relacionar com as redes sociais.
Mobilização – Beto Andrade ressaltou a necessidade de serem feitas mobilizações fazendo com que as pessoas acreditem naquilo que você está falando. “Sem mobilização não existe atenção do público que você quer falar, tem que transformar a mobilização em engajamento. As pessoas tem que passar a acreditar efetivamente em suas ideias e interagir com os seus conceitos.”, recomendou
Rede PMDB 15 – Marcelo Vitorino, coordenador da Rede PMDB 15, apresentou o projeto ,que é um laboratório para construir alicerces de mobilização para as campanhas de 2014 e 2018..
O objetivo é atingir a militância e mobilizá-la para as candidaturas majoritárias próprias. “Esse é um desafio que precisamos assumir desde agora, caso contrário não será possível construir uma campanha sólida nem para 2018”, afirmou Vitorino.