Notícias
Peemedebistas registram papel de José de Alencar na política brasileira
29/03/2011Brasília (DF) – O ex-vice-presidente da República José Alencar faleceu na tarde desta quarta-feira (29), aos 79 anos, após o longo período em que enfrentou o câncer, que adquiriu em 1997.
José Alencar se filiou ao PMDB no final dos anos 80 e ficou na legenda até 2001. Foi presidente da Fundação Ulysses Guimarães de Minas Gerais e do Diretório Estadual do PMDB. Concorreu pelo Partido ao Governo de Minas em 1994 e se elegeu senador pelo PMDB em 1998.
O presidente da República, em exercício, Michel Temer decretou luto oficial de sete dias e divulgou nota oficial registrando o pesar pela perda deste importante político brasileiro:
O ex-vice-presidente José Alencar Gomes da Silva foi exemplo de luta, perseverança e superação para todos os brasileiros. Mesmo nos momentos de maior sofrimento pessoal, transmitia otimismo permanente e fé inquebrantável. A quem o procurava para oferecer conforto pela dura provação pela qual passava, retribuía com alegria, bom humor e desassombro.
Homem público de valor inestimável, José Alencar teve carreira de sucesso como empreendedor no setor de tecidos e confecções, tornando-se um dos maiores líderes empresariais do país. Tornou-se, ademais disso, conhecido nacionalmente por integrar um governo profundamente comprometido com a justiça social.
A perda de José Alencar é imensa devido à grande estatura que ele alcançou durante sua vida, seja como empresário, seja como político. Sempre de forma irreparável e exemplar. Lamento profundamente a morte desse mineiro que não conhecia fronteiras e acreditou sempre no Brasil. Transmito em meu nome, em nome da presidente Dilma Rousseff nossa solidariedade à família e aos amigos nesta hora triste.
Michel Temer
Presidente da República, em Exercício
Manifestações de pesar – Várias lideranças peemedebistas registraram a morte de José Alencar nas redes sociais. O presidente nacional do PMDB em exercício Valdir Raupp divulgou nota em que declarou que “José Alencar teve uma trajetória empresarial e política respeitável, tendo contribuído de forma decisiva para o crescimento da economia brasileira e o fortalecimento da democracia”.
O líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN) disse que “morreu hoje José Alencar, um dos maiores homens públicos que este país já conheceu! Exemplo de fibra e coragem para todos nós!”.
O ministro da Secretaria e Assuntos Estratégicos, Moreira Franco, declarou: “conheci José Alencar quando chegou em Brasília, como senador. Homem com espírito público e grande amor à vida. Com bravura defendeu posições”.
"O Brasil está de luto, perde um exemplo, um lutador, que o povo acostumou a ver na televisão, na sua forma peculiar de clareza e de esperança, lutando contra alta dos juros, lutando contra o câncer, lutando contra o que ele entendia que não era o melhor para o país", disse o senador Romero Jucá (RR), líder do Governo no Senado.
O presidente nacional da Fundação Ulysses Guimarães, Eliseu Padilha, declarou que “o Brasil perde hoje um grande cidadão que fez escola e deixa muitos ensinamentos. Como presidente da FUG, em nome de nossa Instituição, queremos externar nossa comoção e solidariedade aos familiares ao tempo em que agradecemos a todos eles pela grande contribuição de José Alencar para com a FUG e todos os militantes do PMDB”.
O senador Pedro Simon (RS) emocionado lamentou: “meu profundo pesar pela morte do grande amigo José Alencar, um brasileiro como poucos, cujo amor ao país é um exemplo”. Também registrou seu voto de pesar o senador Eunício Oliveira (CE) à família do ex-vice-presidente “exemplo de luta e determinação pela vida”.
As sessões desta terça-feira na Câmara e no Senado foram dedicadas a homenagear José Alencar, também com a manifestação de pesar de diversos parlamentares peemedebistas.
Governadores – O governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, registrou:“desejo muita paz a ele em sua partida e a toda sua família nesse momento tão dificil.
Já a governadora do Maranhão, Roseana Sarney, disse que “o Brasil perdeu hoje um guerreiro, um empresário e político de sucesso e, acima de tudo, um grande homem, que apesar de todos os problemas de saúde lutou bravamente até os últimos instantes, deixando uma lição de vida para todos nós”.
Sérgio Cabral, governador do Rio de Janeiro, decretou luto oficial de sete dias. “Os meus sentimentos à Dona Mariza, seus filhos, seus netos e a toda a sua família. Eles têm muito do que se orgulhar, como todos nós também, porque temos um grande exemplo de brasileiro que foi José Alencar”, disse em nota oficial.
Também foi decretado luto oficial de sete dias na cidade do Rio de Janeiro. O prefeito Eduardo Paes afirmou “José Alencar foi um homem admirável, na política e na vida”.