Notícias
PMDB designa Fundação Ulysses Guimarães para propor auditoria da dívida pública do Brasil
13/07/2017Brasília (DF) – A Fundação Ulysses Guimarães (FUG) recebeu do presidente do PMDB, senador Romero Jucá (RR), a missão de formatar uma proposta de auditoria na dívida pública do Brasil, no âmbito do governo federal e dos governos estaduais. Após estudos técnicos sobre como poderá ser feita a auditoria, a proposta deverá ser apresentada para análise da Executiva do Partido, e posteriormente, caso seja aprovada, deverá ser encaminhada ao presidente da República, Michel Temer.
A sugestão de auditoria foi apresentada ao PMDB pelo deputado Carlos Bezerra (MT). Segundo ele, a medida é prevista na Constituição Federal e na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). A ideia teve boa aceitação no Partido e foi acatada de imediato pelo presidente da FUG, ministro Moreira Franco (RJ). “Me parece uma sugestão extremamente útil para podermos entender, sobretudo, a situação dos estados, que é muito mais delicada do que a situação do governo federal”, disse o ministro-chefe da Secretaria-geral da Presidência.
O deputado Carlos Bezerra disse que essa não será a primeira vez que o governo fará uma auditoria da dívida pública, mas que a medida se faz necessária há muitos anos, tendo sido negligenciada pelos governos anteriores.
“Sem a auditoria, o Brasil não se viabiliza e todo ano há déficit orçamentário. A política econômica é da época da ditadura e depois disso nenhum governo fez o dever de casa. O PMDB tem de mexer nessa política se quiser sobreviver. Isso foi feito por Getúlio Vargas em 1931, quando o Brasil estava em grande crise, e o valor da dívida caiu em 60%, o que equilibrou o país. Se o presidente Michel fizer a auditoria, haverá dinheiro sobrando para todas as despesas. Já conversei com o presidente Temer e senti que ele está sensível a essa matéria”, afirmou o deputado.