Notícias
PMDB Mulher deve estar presente nos municípios, destacam lideranças
10/12/2012Brasília (DF) – A organização do PMDB Mulher em todo o Brasil foi o tema da primeira mesa apresentada no Encontro Nacional do Núcleo, que acontece nesta segunda e terça em Brasília.
A vice-presidente do PMDB Mulher nacional, Regina Perondi (RS), destacou que o evento é o primeiro a reunir as mulheres eleitas do Partido com intuito de transformar essa vitória em organização feminina nos municípios. “Hoje, tratamos da primeira bandeira no nosso Planejamento Estratégico do núcleo, que trata do empoderamento polítco da mulher, pois reunimos, pela primeira vez as prefeitas, vice-prefeitas e vereadoras, por iniciativa da Fátima Pelaes, com a inteção de integrá-las ao núcleo feminino do partido”, disse.
Regina Perondi apresentou os documentos do Planejamento Estratégico e do Manual de Organização do núcleo. “O Manual de Organização é o documento que vai orientar as militantes sobre como fazer as primeiras reuniões do núcleo até oficializá-lo no partido”, informou.
A secretária do PMDB Mulher, Aparecida Moura (MG), registrou os avanços do núcleo neste ano, como o curso de Políticas Públicas de Gênero, feito numa parceria com o Ensino a Distância da Fundação Ulysses Guimarães, o Planejamento Estratégico, que organiza as ações do PMDB Mulher, atualização do Regimento Interno e o site do PMDB Mulher, “ que será nossa ferramenta para divulgação das nossas ações”.
A deputada Fátima Pelaes, presidente do PMDB Mulher, apresentou um levantamento dos problemas que os movimentos femininos devem enfrentar atualmente, com dados sobre violência contra a mulher e a participação da mulher no mercado de trabalho. “Tivemos um grande avanço na representação feminina ao compararmos essas eleições com as passadas. Em 2008, tínhamos cerca de 9% de mulheres eleitas e, em 2012, elegemos 11%. Mas isso ainda é muito pouco, pois somos a maioria das eleitoras e da população brasileira. Nosso desafio é enorme”, disse.