Prêmio Maguito Vilela de Boas Práticas em Gestão Municipal
PRÊMIO MAGUITO VILELA DE BOAS PRÁTICAS EM GESTÃO MUNICIPAL
A Fundação Ulysses Guimarães e o MDB reconhecem e incentivam os gestores públicos que demonstram excelência em seus municípios. Para celebrar e incentivar esse trabalho, foi criado o “Prêmio Boas Práticas em Gestão Municipal”, com o intuito de reconhecer as melhores práticas e inspirar gestores a alcançarem altos padrões de desempenho e transformação por meio da construção e implementação de inovações nas políticas públicas geridas pelo MDB.
Nesta primeira edição, será homenageado o Dr. Luiz Alberto Maguito Vilela, político reconhecido e com longa trajetória na vida pública, que faleceu em 2021 por complicações da Covid-19.
QUEM FOI MAGUITO VILELA?
A primeira edição do Prêmio de Boas Práticas será uma homenagem o Dr. Luiz Alberto Maguito Vilela – político que teve uma longa trajetória na vida pública, ocupando diversos cargos ao longo de sua carreira. Maguito Vilela foi advogado, vereador, deputado estadual e federal, prefeito, vice-governador, governador e senador da República, sempre filiado ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB).
Filho de Joaquim Morais Vilela e de Nazime Martins Vilela, foi criado em uma família de sete filhos e nasceu no dia 24 de janeiro de 1949, na Fazenda Mateiro, em Jataí-GO. Maguito teve um papel relevante dentro do MDB, bem como em momentos importantes da história política brasileira. Na época da Constituinte, defendeu as propostas “mais progressistas e mais avançadas naquele momento”. Votou contra a pena de morte, a jornada semanal de 40 horas, a pluralidade sindical, o presidencialismo, a anistia aos micro e pequenos empresários e a desapropriação da propriedade produtiva dentre outros.
POR QUE PRÊMIO MAGUITO VILELA?
Por todos os seus feitos e contribuições, na esfera política e na sociedade em geral, Maguito Vilela será o primeiro grande nome do MDB que será homenageado com a realização do Prêmio Maguito Vilela – Boas Prática em Gestão Municipal, incentivando o gestores municipais do MDB a realizarem ações com o objetivo de melhorar a vida das pessoas e contribuir para o desenvolvimento de sua região.
A PREMIAÇÃO
O prêmio Maguito Vilela será concedido a municípios que tenham realizado ações de interesse público, atendendo os princípios constitucionais, comprovando por meio da apresentação de projetos estruturados, implantados e com resultados mensuráveis, de
acordo com as regras estabelecidas no edital da premiação.
CATEGORIAS
As categorias para apresentação de projetos são:
- Desenvolvimento Econômico
- Desenvolvimento Social
- Sustentabilidade
- Mobilidade
O QUE SÃO BOAS PRÁTICAS?
São iniciativas que, comprovadamente, geram resultados efetivos na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, bem como na gestão de entregas de equipamentos e serviços públicos. São atividades governamentais de alto impacto, aplicáveis, consistentes e adaptáveis.
QUEM PODE PARTICIPAR?
O prêmio Maguito Vilela é destinado a prefeitas e prefeitos filiados ao MDB, que estão atuando na gestão 2021-2024.
ENVIO DE PROJETOS
Os municípios poderão apresentar projetos que demonstrem boas práticas em gestão, que serão avaliado de forma a verificar a aplicabilidade e o grau de gestão. Os projetos podem ser comprovados por meio da apresentação estruturada, implantados e com resultados mensuráveis, de acordo com o edital.
PREMIAÇÃO
O primeiro colocado de cada categoria e o primeiro colocado geral serão premiados com a participação em um evento de até dois dias na área de sua premiação. As despesas com passagem aéreas, alimentação, hospedagem e translado (trajetos definidos em edital) serão custeadas pela Fundação Ulysses Guimarães.
Haverá premiação para o primeiro colocado que obtiver a maior pontuação geral, dentre todos os projetos apresentados.
CRONOGRAMA
- Período de inscrições: 01/09/2023 a 20/10/2023
- Envio dos projetos para participação: 11/10/2023 a 20/10/2023
- Análise dos projetos pela Comissão de Avaliação: 21/10/2023 a 31/10/2023
- Solenidade de premiação: 28/11/2023
Todos os questionamentos relacionados ao Prêmio deverão ser encaminhados exclusivamente para o e-mail: premioboaspraticas@fundacaoulysses.org.br