Notícias
Prêmio Nacional de Desenvolvimento Regional homenageia Celso Furtado
07/12/2009Brasília – A Secretaria de Políticas de Desenvolvimento Regional, do Ministério da Integração Nacional, lançará no próximo dia 9 de dezembro (quarta-feira), às 10h30, no auditório da Codevasf, em Brasília, o I Prêmio Nacional de Desenvolvimento Regional. O lançamento contará com a presença do Ministro Geddel Vieira Lima, autoridades federais e estaduais, personalidades da área acadêmica e dirigentes de entidades, instituições e órgãos ligados a ações de desenvolvimento regional no Brasil.
Em parceria com o Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Fundação de Tecnologia do Estado do Acre, o prêmio elegerá os dois melhores trabalhos em três categorias: Produção do Conhecimento Acadêmico; Práticas Exitosas de Produção e Gestão Institucional; e Projetos Inovadores para Implantação no Território.
Os objetivos do prêmio são estimular o conhecimento acadêmico sobre o tema, incentivar as boas práticas territoriais, instigar novos projetos de desenvolvimento regional e gerar uma ampla visibilidade, para a sociedade em geral, sobre as ações e conceitos da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR).
Os trabalhos, projeto e ações inscritos serão avaliados por uma comissão julgadora formada por especialistas brasileiros oriundos da academia, do terceiro setor, do governo federal e da iniciativa privada. As condições de participação constam do regulamento que estará disponível no sítio do Ministério da Integração Nacional (www.mi.gov.br), a partir da data do lançamento do prêmio.
Segundo o secretário de Políticas de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional, Henrique Villa, o prêmio “confere aos atores do processo reconhecimento formal da sociedade brasileira à causa do desenvolvimento regional. Confere, ainda, às instituições parceiras a justa homenagem ao esforço empreendido para a construção de um Brasil de todas as regiões”.
A cada ano, uma personalidade brasileira será homenageada por ocasião da entrega do Prêmio Nacional de Desenvolvimento Regional. Nesta primeira edição, o Prêmio faz um reconhecimento do papel preponderante de Celso Furtado como pensador, intelectual e gestor público à frente do seu tempo, no século XX.
“Nunca é demais lembrar que Furtado elevou a questão nordestina a questão nacional e introduziu a discussão regional na agenda de compromissos do Estado brasileiro. Homenageá-lo nada mais é do que reiterar a sua importância para o Brasil e para o Nordeste” destaca Henrique Villa. Celso Furtado foi idealizador da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), órgão vinculado ao Ministério da Integração Nacional.
O lançamento contará com a presença do ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, autoridades federais, estaduais e municipais, personalidades da área acadêmica nacional e dirigentes de entidades, instituições e órgãos ligados a ações de desenvolvimento regional no Brasil.