Notícias

Geral

Presidente da FUG planeja desenvolver projetos semelhantes às “Cidades Digitais” de Barcelona

14/10/2024

A evolução tecnológica é um tema que está sempre em pauta, principalmente pelas formas como pode auxiliar no desenvolvimento social e em outros aspectos da nossa sociedade. O Deputado Federal Alceu Moreira (MDB) esteve recentemente em Barcelona, na Espanha, para visitar a exposição “Cidades Digitais”, que apresenta ideias sobre o uso ampliado das tecnologias da informação e comunicação para melhorar a gestão dos municípios e o atendimento ao cidadão.

Em entrevista à Rádio Uirapuru, o deputado destacou que a viagem foi realizada em conjunto com a Fundação Ulysses Guimarães (FUG), da qual ele é o atual presidente. Ele explicou que encontrou, no local, uma cidade que se planejou cuidadosamente para reduzir o número de carros e aumentar o uso do transporte público, qualificando os ônibus e trens.

O parlamentar afirmou que, durante o evento, foram apresentados equipamentos de Inteligência Artificial que auxiliam em diversos setores além do trânsito, como educação, segurança e saúde. Ou seja, a “Cidade Digital” é pensada para todos os segmentos, utilizando a inteligência artificial de forma integrada.

Entre os exemplos que ele mencionou, está o de uma praça que utiliza iluminação pública inteligente: com o uso de IA, é possível acender apenas as lâmpadas necessárias durante a noite, proporcionando maior economia de energia.

No Brasil, uma cidade que vem se destacando por suas ideias inovadoras é Curitiba. No entanto, Alceu Moreira ressaltou que qualquer município do Rio Grande do Sul tem capacidade para desenvolver projetos semelhantes. Ele apontou que, embora essas iniciativas sejam de longo prazo, pois envolvem mudanças culturais, é possível começar nas escolas e entre os profissionais do serviço público.

A partir de agora, a ideia do deputado é apresentar o projeto para prefeituras em todo o Brasil, incentivando os administradores públicos a desenvolver essa evolução em suas localidades.

(Fonte: Rádio FM Uirapuru)