Notícias

Geral

Presidente do Conselho Curador é homenageado com o prêmio Mister Apa

04/06/2012

O presidente estadual do PMDB de Mato Grosso do Sul e do Conselho Curador da Fundação Ulysses Guimarães Nacional, Esacheu Nascimento, foi um dos agraciados com o prêmio Mister Apa.

A homenagem foi entregue em sessão solene realizada na Câmara Municipal de Campo Grande na manhã da quarta-feira, 30.

O Mister Apa, prêmio Aparicio Luiz Xavier de Oliveira, foi instituído pela Lei 954/2006 em comemoração ao dia da África, e é concedido as pessoas físicas e jurídicas que de alguma forma atuam pela defesa dos direitos do negro, no combate à discriminação racial e pela inclusão social dos afrodescendentes. Mister Apa é homenageado dando nome ao prêmio por ter sido figura importante na militância das causas dos povos afrobrasileiros.

Esacheu Nascimento foi indicado pelo conjunto dos vereadores devido a sua atuação frente a Fundação Ulysses Guimarães, da qual preside o Conselho Curador em âmbito nacional, bem como na direção do PMDB Estadual. A Fundação se destaca pela realização de cursos gratuitos de formação política e cidadania, também direcionados a comunidades afrodescendentes. Entre as atendidas, estão as comunidades remanescentes de quilombolas do Morro da Boa Sorte, no município de Corguinho, Furna do Dionísio e Quintinos, no município de Pedro Gomes.

Outra atividade levada em conta pelos organizadores do Prêmio e realizada pela Fundação é a edição do livro “Milton Santos – O espaço da cidadania e outras reflexões” dentro da coleção O Pensamento Político Brasileiro, editada pela instituição. Com o livro, ocorre a disseminação da obra e biografia deste importante pensador brasileiro, representante dos afrodescendentes na literatura e na construção do pensamento nacional.

Além destas realizações, também foi levada em consideração a atuação de Esacheu Nascimento na presidência do PMDB Estadual com realizações como a criação do Segmento Afro do Partido.

O presidente estadual do PMDB ficou muito feliz com o reconhecimento e expressou sua satisfação com os idealizadores da homenagem. “É muito gratificante ter meu trabalho junto da Fundação Ulysses Guimarães e o Diretório Estadual reconhecido. Isto revigora o desejo de realizar mais em prol da diminuição das diferenças e injustiças sociais e raciais em nosso País”, agradeceu Nascimento.

A sessão contou com apresentações culturais de música e capoeira e foi presidida pela autora da Lei que institui o prêmio, vereadora Thais Helena, ao lado do presidente da Casa, vereador Paulo Siufi, e contou com a presença da maioria dos vereadores. Presentes também Raimunda Luzia de Brito, coordenadora especial de políticas para a igualdade racial, Lúcio Martins, presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Negro e Cleonice Roberto da Silva, viúva de Mister Apa.