Notícias

Geral

Presidente Maria Emília Sulzer traça estratégias para FUG/MS em 2009/2010

09/11/2009
Nesta segunda-feira, dia 09, ocorreu  a primeira reunião de trabalho da Fundação Ulysses Guimarães do MS, tendo a frente a presidente Maria Emília Sulzer.
 Abrindo as falas, ela disse estar se adaptando a rotina de trabalho e a integração com a equipe. Pediu que cada um de seus assessores fizesse um breve relato do andamento dos projetos, em cada área.
O primeiro a falar foi o coordenador estadual de cursos da FUG/MS, Jorge Garin, com duas notícias sobre o curso de elaboração, gestão e prestação de contas de projetos junto a órgãos Federais e que hoje tem todo esse processo feito via internet. É por meio do Sistema de Convênios  com o Governo Federal – SICONV, que todos os projetos são encaminhados para aprovação, captação de recursos e prestação de contas. Este novo Sistema veio agilizar muito todo o processo, mas é necessário que o gestor seja bem qualificado, pois o conhecimento é muito específico. A necessidade de tais cursos foi identificada pela equipe da FUG/MS em  suas andanças pelo interior do Estado. Pensou-se então em trazer, numa parceria com o IPD (Instituto de Pesquisas e Desenvolvimento), os  referidos cursos gratuitamente para as prefeituras e secretarias, pois eles são muito caros para o pequeno orçamento de alguns municípios. A notícia ruim, segundo Garin, era a de que a proposta inicial de se ministrar tais cursos ainda este ano estava descartada. A boa notícia é que o Ministério de Recursos Hídricos, cuja Secretaria vai liberar os recursos  para a execução dos cursos, gostou tanto da idéia, que resolveu transformá-la em um projeto de âmbito nacional, cujo piloto será desenvolvido em Mato Grosso do Sul, no início de 2010.
Falou em seguida Elaine Mahmoud, coordenadora pedagógica da FUG/MS, sobre a vinda do prefeito de  Ivinhema ,  Renato Câmara, para ministrar palestra sobre projetos em seu Município e que estão servindo de modelo para outros. A palestra será realizada na Câmara Municipal da Capital, em 19/11, às 19 horas, para os alunos do curso de Gestão Pública Municipal. Falou ainda das novas turmas abertas no interior, e sobre as turmas para o curso de Formação Política Básica, nos bairros da Capital. Foram apresentados os líderes comunitários Nelson Batistote e Elsom Ferreira Silva, representando os bairros da Escola de Samba Igrejinha, Santa Branca, Santa Úrsula e Pioneiros.
Vera Amorin, secretária executiva do PMDB Mulher, disse do encerramento de sua turma e convidou os presentes para a entrega de certificados que acontecerá dia 16/11, na Câmara Municipal.
Adhemar Manchester, secretário da FUG/MS, falou sobre seu projeto de enviar cópias em DVD, contendo palestras e cobertura do encontro de prefeitos e vices-prefeitos, que aconteceu no fim de 2008, para todos os municípios do Interior. Segundo Manchester, este material continua atualizado pela qualidade do conteúdo.
Antonio Carlos Espíndola sugeriu que fosse pedida à Agetran, a listagem contendo todas as informações sobre as Associações de Bairros, para contato e abertura de novas turmas.
Finalizando a reunião, ficou decidido que para a próxima será apresentado pela equipe, para discussão e aprovação , um planejamento estratégico, para este fim de ano e para o próximo. Por meio dele a FUG/MS, definirá como, quando e com quem serão ministrados seus diversos cursos, na Capital e no Interior.
Participaram da reunião, além dos acima citados, Nelly Bacha, Álvaro Castro,Inácio Ribeiro, Manoel Carli, Pedro Elias Filho e Ton Figueiredo.