Notícias

Geral

Primeiras turmas do curso para Gestores Públicos começam em abril

07/04/2009
O Curso para Gestores Públicos Municipais, realizado pela Fundação Ulysses Guimarães (FUG), inicia a distribuição do material para as aulas no dia 10 de abril. Até agora, foram 330 pedidos de abertura de turmas nos estados do Acre, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.
A proposta da FUG é atingir todos os estados. De acordo com o deputado Eliseu Padilha (RS), diretor-presidente da FUG, "neste mês de abril vamos fazer uma verdadeira cruzada para que o DVD e os livros-texto cheguem a todos os quadrantes e municípios do país", declarou. Os DVDs e livros-textos contêm aulas ministradas por professores experientes em assessoria municipal e estudos sobre temas vinculados à legislação e à gestão pública municipal.
Dividido em três módulos, o curso pretende preparar os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos em 2008 para os desafios atuais da Administração Municipal e para questões sobre democracia participativa e controle social. Segundo Elisiane da Silva, coordenadora-executiva nacional do Programa de Formação Política da FUG, “a expectativa é que tenhamos acima de 50 mil alunos participando do curso”.
“Quem tiver interesse em fazer o curso, em qualquer ponto do país, é só se cadastrar no site do Ensino à Distância (EAD) – FUG (http://www.ead.fundacaoulysses.org.br/projeto/cadastro.php) que vamos nos mobilizar para abrir uma turma na localidade”, explica Elisiane.
SÃO PAULO – O treinamento de mediadores para todos os cursos oferecidos pela FUG, entre eles o Curso para Gestores, já está acontecendo em São Paulo. “Já realizamos dois encontros para formação de mediadores, nos dias 31 de março e 4 de abril”, informou  Leila Beatriz Diniz, coordenadora estadual de Formação Política da Fundação Ulysses Guimarães.
A partir do dia 25 de abril, serão realizados encontros regionais com objetivo de também formar mediadores e de divulgar os cursos do EAD-FUG. O primeiro encontro acontecerá em São José do Rio Preto, em seguida receberão o treinamento as cidades de Ribeirão Preto, Itapetininga (na região de Sorocaba), Santos, Taubaté e Araraquara.
A coordenação do estado pretende fazer um trabalho de educação continuada, buscando que os municípios realizem primeiro o Curso Básico de Formação Política para ter um embasamento melhor para o Curso para Gestores Públicos Municipais.
De acordo com Leila, o Curso de Gestão Pública tem gerado bastante expectativa e está sendo muito procurado. Já se cadastraram para receber o curso cerca de 20 municípios, entre eles Santos, Guarujá, Itapecerica da Serra, além de várias regiões da capital.
SANTA CATARINA – O primeiro treinamento para mediadores municipais da Grande Florianópolis acontecerá no dia 12 de maio. Em seguida, será feito o cronograma para todo o estado.
 “Ainda não temos as turmas fechadas para o curso, mas esperamos uma grande participação. O curso de Formação Política no Estado teve 135 turmas inscritas e gerou várias candidaturas a prefeito e vereador na região. Acreditamos que a adesão deve se repetir no curso para gestores”, informou Adenor Piovesan, coordenador da FUG catarinense.
IBAM – O Curso para Gestores Públicos Municipais é fruto de uma parceria com o Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM), que já possui mais de cinqüenta anos de ações para o fortalecimento dos governos municipais no país.
Para Tereza Baratta, diretora do IBAM, “a principal intenção do curso é dar componentes para os gestores realizarem uma gestão de qualidade, mais transparente, que resulte em economia de recursos. É importante que esses gestores pensem na qualidade de suas ações, na participação da sociedade e ajam com transparência”.
O curso também pretende preparar os gestores para a geração de renda, de postos de trabalho e para que estudem os nichos de competitividade para os municípios. Além disso, prefeitos e vereadores devem estar preocupados com políticas de inclusão social e de planejamento urbano e ambiental.
“Hoje não importa muito o tamanho das cidades, todos os prefeitos e prefeitas têm que pensar no planejamento do crescimento dos municípios, nos aspectos ambientais e nas áreas para expansão. Nesse contexto, é fundamental a preocupação com a preservação e conservação do meio ambiente”, afirma Tereza.
Um dos principais objetivos da FUG é o formar os gestores numa série de conteúdos para que tenham base legal e jurídica para executar suas ações de governo de maneira segura e para que possam encontrar respostas adequadas aos problemas regionais e soluções baseadas na legislação local.
"A administração dos municípios será mais eficaz e terá o reconhecimento dos cidadãos, quando os seus gestores públicos, em especial nossos peemedebistas, passarem a trabalhar os conhecimentos adquiridos com o curso que estamos oferecendo", conclui o deputado Eliseu Padilha.