Notícias

Geral

Redes sociais: pauta da 3ª edição do Ciclo de Conversas da FundUlysses/ES

20/08/2013

Quinzenalmente, a Fundação Ulysses Guimarães do Espírito Santo promove o Ciclo de Conversas com os Capixabas, uma iniciativa considerada pelos participantes como estímulo ao debate dos temas que vigoram na atualidade e, sobretudo, uma forma de despertar na sociedade o interesse que normalmente só encontramos em ambientes acadêmicos.

A 3 ª edição do Conversas ocorreu na última segunda-feira, 12, com dois especialistas em redes sociais: o professor de Engenharia da Computação da Ufes, Rodolfo Villaça, e o diretor de jornalismo da TV Vitória, Alexandre Carvalho.

Rodolfo fez uma retrospectiva sobre o surgimento das redes sociais e o desenvolvimento da internet, bem como seus avanços, que desencadearam o processo de reflexão que estamos vivenciando hoje. “Os avanços verificados são reais e não devem em nenhuma hipótese serem relativizados”, disse.

Já o diretor de jornalismo Alexandre, falou das mídias sociais como possibilidades de construção de grandes projetos, pessoais ou coletivos, além de instrumentos de aproximação e interatividade entre cidadãos e a classe política, classificando-as como “agregadoras, uma janela de possibilidades e uma nova forma de fazer comunicação”.

“Infelizmente ainda temos um grande número de pessoas que utilizam as redes sociais para banalidades, contudo, já há registros de pautas nos grandes jornais baseados em temas propostos nas redes sociais. Isto sinaliza de que há um público qualificado utilizando as redes e propondo debates interessantes e úteis à sociedade”, resumiu.

Participaram do Conversas, o presidente da Fundação no Espírito Santo, Chico Donato, o presidente do PMDB regional, deputado federal Lelo Coimbra, a deputada estadual Luzia Toledo, o ex-secretário estadual de Educação e professor da Ufes, Haroldo Correa Rocha, o vice-prefeito de Ibiraçu, Diego Krentz, os vereadores Tiago Paterlini (Guarapari) e Osvaldo Maturano (Vila Velha), e o ex-deputado estadual, Giovani Silva.

“As pessoas estão sedentas por conversar sobre temas que não dominam mas sabem ser importantes para a construção de um país melhor e mais desenvolvido, além de descobrir em que pode contribuir para isso”, disse o presidente da Fundação, Chico Donato, encerrando o encontro.