Notícias
Relatório da ONU apresenta diagnóstico assustador sobre o futuro do planeta
03/04/2014De acordo com o relatório – elaborado por 700 cientistas de quase cem países – os efeitos do aquecimento global devem ser severos e irreversíveis e “nenhum canto do planeta escapa às previsões catastróficas”. Segundo dados do Painel, o mundo não se preparou para lidar com as mudanças, segundo o relatório. E o pior ainda está por vir.
Os pesquisadores afirmam que desde ano de 1850, a cada três décadas, é possível registrar aumento nas temperaturas de todo o planeta, e os primeiros dez anos do século XXI foram os mais quentes de toda a história. De acordo com os especialistas, os sinais mais visíveis do aquecimento global vêm do Polo Norte, onde há cada vez menos gelo.
O gráfico apresentado mostra que quanto maior a concentração de dióxido de carbono – o CO2 – na atmosfera – maior a temperatura. Os níveis de CO2 nunca estiveram tão altos, consequência da queima de carvão e combustíveis como a gasolina. Se a emissão de CO2 continuar elevada, os oceanos ficarão mais quentes e isso resultará em tragédias climáticas mais frequentes, inundações, menos água potável e menos comida no mundo.
As projeções do Brasil
Segundo os cientistas, o país que mais desmata florestas. Na última década, o ritmo vem diminuindo. Para o Nordeste brasileiro, um alerta: nos próximos 86 anos, a quantidade de chuvas pode diminuir em 22%. Além disso, o relatório chama a atenção para a ameaça de várias espécies.