Notícias
REUNIÃO DE NÚCLEOS MARCA O PRIMEIRO DIA DE ATIVIDADES DO 9º CONGRESSO DA FUNDAÇÃO ULYSSES GUIMARÃES
16/11/2016União de forças em prol do crescimento do Partido: esse foi o objetivo das reuniões com os núcleos do PMDB durante a 9º edição do Congresso Nacional da FUG, em Brasília.
Cases de sucesso do PMDB Afro
De acordo com o presidente Vanderlei Lourenço, o PMDB Afro tem como objetivo trabalhar políticas específicas de promoção de igualdade racial. Para ele, a promoção da igualdade resulta na melhoria da qualidade de vida dos afrodescendentes, facilitando o acesso ao ensino superior e o ingresso no mercado de trabalho.
O encontro reuniu representantes de 17 estados brasileiros, que apresentaram as iniciativas positivas que estão sendo realizadas em seus municípios. A presidente do PMDB Afro do Amapá, Eliane Bastos, destacou as ações conjuntas do Partido e do Programa de Formação de Política para a promoção da igualdade racial. “Estamos levando conhecimento para as escolas públicas do estado. E não só para os alunos, as capacitações estão chegando também aos pais desses estudantes”.
Já o vice-presidente nacional do PMDB Afro ressaltou iniciativas que visam o combate da discriminação. “Estamos elaborando um programa que percorrerá todo o Brasil para fomentar e difundir ações dentro e fora do Partido para o enfrentamento do racismo, através de políticas públicas”.
De acordo com o levantamento feito pelo Núcleo, o PMDB Afro conseguiu eleger vereadores e 11 prefeitos. Foi o Partido que mais recebeu votos para candidatos negros, sendo 495.162 para vereador e 155.453 votos para prefeito. Em 2017, o PMDB será o partido com o maior número de vereadores e negros, e o segundo com o maior número de prefeitos.
Juventude em pauta
Durante o encontro do núcleo da Juventude, foram apresentados os mapeamentos dos candidatos eleitos da JPMDB e o relatório de candidatos que assinaram o Pacto pela Juventude.
“A juventude do PMDB cresce a cada dia no Piauí, porque as pessoas procuram renovação, procuram representantes engajados e determinados com as ações do Partido. Queremos trazer avanços e desenvolvimento para nossos municípios através do trabalho da juventude”, destacou Ivon Lendl, vereador e presidente da JMDB do Piauí.
Conforme Felipe Piló, de Minas Gerais, a FUG teve papel decisivo durante as eleições municipais deste ano. De acordo com Piló, a Fundação deu todo o apoio necessário para que os jovens pudessem percorrer os estados. “Temos agora o desafio de dialogar com a população e ver o que o povo espera do Partido. Precisamos abrir espaço para que os jovens tenham voz e vez”.
“O PMDB quer dialogar com as pessoas e precisa, cada vez mais, se aproximar da sociedade. Nós, da Juventude, estamos contribuindo para tornar o PMDB um Partido de todo o Brasil”, enfatiza Assis Filho, presidente da FUG/MA e da Juventude Nacional.
Foco na equidade de gênero
“Temos que fazer com que as ações de políticas públicas do governo federal cheguem a todos os municípios do país. É através da FUG que conseguiremos ampliar essas ações. Precisamos de ações conjuntas do PMDB Mulher e da FUG para empoderar nossas mulheres”. Foi o que destacou a deputada federal Marinha Raupp, durante o encontro do Núcleo do PMDB Mulher. Para Aparecida Moura, coordenadora do EAD em Minas Gerais, que mediou a reunião, a conquista de espaços por parte das mulheres depende de uma série de atividades, como complementar a atuação da mulher na formação política e como cidadã. De acordo com Aparecida, é preciso aprofundar a luta para inserir a mulher no cenário político brasileiro, descontruindo a imagem de sexo frágil na sociedade atual.
A luta sindical
O presidente do PMDB Sindical e da Central dos Sindicatos Brasileiros, Antonio Neto, defendeu a necessidade da união da classe operária e das centrais sindicais na recondução do país aos rumos do desenvolvimento. “É chegado o momento de, efetivamente, o Brasil voltar aos trilhos do desenvolvimento. Se aproxima rapidamente essa oportunidade. Por isso, é importante a unidade da classe operária, dos trabalhadores, das centrais e do Brasil na construção de um País justo, democrático e includente”.
Segundo ele, o Partido tem grande influência no meio sindical, é protagonista nos grandes temas nacionais. “E se tem um setor que pode mobilizar, ter bons candidatos e militantes para o Partido, este setor é o movimento sindical”, afirmou.