Notícias

Geral

Santa Catarina realiza Encontro Estadual no dia 30

08/05/2009

Brasília (08/05/2009) – Peemedebistas de Santa Catarina se reúnem no próximo dia 30 para discutir as propostas e estratégias para 2010. No dia, será realizado o Encontro Estadual do PMDB e da Fundação Ulysses Guimarães no estado. No mesmo evento, ocorrerá a eleição do novo presidente da Associação de Prefeitos e Vices do PMDB, que deverá eleger o prefeito de Videira, Wilmar Carelli.

 

Para o presidente do PMDB catarinense, Eduardo Moreira, o partido tem que mobilizar suas bases e fortalecer a candidatura ao governo. "O PMDB não estará sozinho em 2010, mas não tem como abrir mão da cabeça de chapa", afirmou. Por isso, juntamente com a FUG Estadual, o PMDB/SC aceitou o desafio de iniciar os trabalhos e marcou para a próxima terça-feira (12), uma reunião para discutir e aprovar o cronograma de como serão desenvolvidas as atividades até o dia do Encontro Estadual.

 

De acordo com Adélcio dos Santos, presidente da FUG/SC, um pré-cronograma já foi montado pela Comissão Executiva. "Agora, temos que decidir como vamos consolidar as decisões e sugestões recebidas das 36 coordenadorias regionais", disse.

 

A estratégia adotada pelos catarinenses será de dividir o Plano de Governo em áreas temáticas, com um coordenador em cada uma delas, e assim discutir de forma mais aprofundada questões ligadas a educação, saúde, segurança e social. As 36 coordenadorias do estado terão representação nestes grupos e, na terça-feira, irão reunir tais coordenadores para executarem a metodologia adotada, com a finalidade de conciliar as sugestões ao Plano de Governo Estadual, bem como ao que será encaminhado ao Congresso Nacional do PMDB.

 

"Nossa decisão foi muito criteriosa. Nós sempre tivemos a tradição, de que os partidos, de um modo geral no Brasil, só se mobilizam em período eleitoral, o que é muito pouco. Hoje podemos mostrar a sociedade que o PMDB está mudando", afirmou Adélcio. Além disso, ele vê essa mudança, como uma oportunidade de inserir o partido na sociedade, para que as pessoas dêem suas sugestões e tentem aprimorar a participação.

 

O PMDB e a FUG pretendem reunir as bancadas federal, estadual, executiva, prefeitos, associações de prefeitos, além do primeiro escalão do segmento peemedebista que está no governo, secretários de estado, diretores-gerais de secretarias. "Ao reunirmos tantas lideranças, esperamos que elas contribuam com o nosso Plano de Governo, para avançarmos naquilo que for fundamental à Santa Catarina e ao Brasil, utilizando suas experiências como gestores públicos", ressaltou o presidente da FUG catarinense.

 

Candidatura própria – O PMDB/SC vai criar uma comissão interna específica, com a finalidade de articular com as coordenadorias regionais do partido, como também uma aproximação com as outras siglas no estado.

 

A posição da FUG catarinense é aceitar o que for decidido pela cúpula partidária estadual e nacional. "Nós acreditamos pessoalmente na capacidade de articulação do Presidente Michel Temer e do toda a cúpula peemedebista. Então a Fundação irá aceitar o que ficar determinado no nosso estado e no plano nacional".