Notícias

Geral

São Francisco de Assis (RS) é pioneiro no Ensino a Distância da Fundação Ulysses Guimarães

01/06/2009

Brasília (29/05/2009) – Em São Francisco de Assis (RS), município gaúcho com vinte mil habitantes localizado a quinhentos quilômetro de Porto Alegre, os cursos a distância oferecidos pela Fundação Ulysses Guimarães estão ajudando a formar novas lideranças políticas. Nas últimas eleições municipais, por exemplo, três participantes do Curso Preparatório para Candidatos a Prefeito, Vice-Prefeito e Vereadores se elegeram vereadores pelo PMDB.

 

Claudio Aguiar é um dos vereadores eleitos no município e acredita que os cursos ajudam "tanto na atividade política, quanto na pessoal". Ele participou de todos os cursos realizados pela Fundação em São Francisco de Assis e já está no seu terceiro mandato de vereador, além de ser o atual presidente do diretório municipal do PMDB.

Para Aguiar, o curso para gestores tem ajudado principalmente na elaboração do plano plurianual do município e nos debates orçamentários, além de ter ampliado o conhecimento da comunidade sobre política e sobre as ações que podem ser realizadas na cidade.

Ele afirma que, mesmo com anos de experiência política, muitos parlamentares não tinham conhecimento total do alcance das suas atividades na Câmara Municipal, antes da realização dos cursos EAD promovidos pela Fundação Ulysses Guimarães. ?Os vereadores aqui no município tinham uma visão limitada do que poderiam exercer e dos projetos que poderiam apresentar?, declarou.

Mais um dos vereadores eleitos pelo PMDB no município, Paulo Cortelini acredita que, com o tempo, o curso de gestores terá grande resultado na cidade, ?pois quando se trata de educação a gente vê o resultado com o passar dos anos?.

Cortelini participou do curso preparatório para candidatos e da primeira turma do curso de formação política em São Francisco de Assis. Ele é filiado ao partido há cinco anos e está em seu primeiro mandato como vereador.

O mediador dos cursos EAD no município, Mariano Carvalho, também acredita no impacto dos cursos em médio e longo prazo no município. ?Isso fará diferença na próxima eleição. Essas pessoas serão mensageiras do que é bom e do que não é bom para o município?, afirmou.

CURSOS – A Fundação Ulysses Guimarães tem oferecido cursos de Ensino à Distância (EAD) no município de São Francisco de Assis desde 2007, quando foi realizado o primeiro curso de Formação Política Alberto Pascoalini. Hoje, o Curso para Gestores Públicos Municipais, que está em andamento, está com três turmas e tem 162 alunos matriculados.

"Foi de uma enorme importância para o município a realização desses cursos. As pessoas estão entendendo melhor como funciona a organização política, porque antes não tinham idéia de como é a estrutura administrativa da cidade", afirma Mariano Carvalho, mediador dos cursos EAD e secretário do diretório municipal do PMDB.

Das turmas realizadas na cidade, 47 pessoas concluíram o Curso Básico de Formação Política Ulysses Guimarães e 38 concluíram o Curso Preparatório para Candidatos a Prefeito, Vice-Prefeito e Vereadores, que teve três dos seus participantes eleitos vereadores.

A procura pelos cursos tem aumentado com a abertura de vagas também para quem não é filiado ao partido. De acordo com Mariano, "pessoas que antes não eram vinculadas diretamente a uma atividade política percebem agora qual partido se preocupa com os militantes. O PMDB está provando sua importância na formação política na nossa cidade".