Notícias

Geral

São Paulo reúne militância em Congresso Estadual dia 23

18/05/2009

Brasília (18/05/2009) – São Paulo realiza no próximo dia 23, na Assembléia Legislativa do Estado, no Ibirapuera, o Encontro Estadual do PMDB para discussão do Plano de Governo com vistas às eleições de 2010. Conforme orientação da direção da Fundação Ulysses Guimarães Nacional (FUG) e da Executiva Nacional do Partido, serão reunidos os líderes regionais nacionais, estaduais e municipais, a militância e o meio acadêmico, para debater os temas relacionados ao Estado de São Paulo e ao Brasil.

 

Foram confirmadas as presenças do presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, e dos deputados federais Francisco Rossi e Antonio Bulhões, deputados estaduais, o vice-presidente da executiva estadual, deputado Jorge Caruso, o líder da bancada na Assembléia Legislativa, Webe Rezek, e o presidente da FUG-SP, Walsen Pousada Alba (Walsito).

 

O presidente do PMDB-SP, Orestes Quércia, convidou para o debate professores da Fundação Getúlio Vargas. Professor de economia internacional, Ernesto Lozardo foi secretário de Planejamento e Gestão do Estado e irá falar sobre emprego, trabalho e renda.Já o professor Getúlio Hanashiro, ex-secretário de Transportes Metropolitanos do Estado, vai abordar assuntos ligados às áreas de transportes e planejamento urbano, infra-estrutura e logística.

 

O ex-deputado federal, Delfim Netto, especialista na área econômica, também estará presente e falará sobre a importância do agronegócio. Além destes, participam dos debates também os professores: Miguel Colassuono, da FUG e, atualmente diretor na Eletrobrás, foi prefeito de São Paulo e economista; Vicente de Paula Oliveira, ex-secretário de finanças do município de São Paulo; e o Drº Vicente Amato Neto, ex-superintendente do Hospital do Coração de São Paulo.

 

Plano de Governo ? Para o presidente da FUG-SP, Walsito, a iniciativa das discussões são positivas e importantes porque permitirão fazer um mapeamento de cada Estado, com as suas prioridades e peculiaridades. ?O diretório nacional e a FUG Nacional tiveram muita habilidade em escolher os temas para cada região, deixando livre para que cada estado se pronuncie, por meio dos questionários?, acrescentou.

 

Para ele, a prioridade do Partido neste momento deve ser o grande projeto do Plano de Governo do PMDB, pois somente assim o Partido aumentará os seus quadros representativos nas esferas federais, estaduais e municipais. ?Nós temos que voltar ao poder, a idéia é estarmos cada vez com mais deputados estaduais, federais, prefeitos, vereadores, vice-prefeitos e governadores, com extrema capacidade e qualidade de administração?, afirmou.

 

A Fundação Ulysses Guimarães de São Paulo espera receber cerca de 800 questionários respondidos pelos diretórios. Ao todo, foram enviados 2.500. As respostas farão parte de uma síntese, que a direção irá apresentar no Congresso Estadual e, posteriormente, serão enviadas à FUG e ao PMDB Nacional.

 

Formação Política ? Walsito afirmou ainda, que os cursos do Programa de Formação Polític, a coordenados e oferecidos pela FUG nacional, servem para agrupar, informar, envolver e capacitar o militante e os gestores públicos do partido. ?Estes cursos são importantes para o nosso militante, para o nosso jovem, para o nosso político, porque são catalisadores de novas propostas e de novas idéias?. O estado de São Paulo já formou, ao todo, 3.000 alunos no Programa de Formação Política, o que engloba os cursos Básico de Formação Política e o Preparatório para Candidatos a Prefeito, Vice-Prefeito e Vereador. Só na capital, foram quase 400 alunos.