Notícias

Geral

Saque do FGTS é medida para impulsionar economia

05/01/2017

Movimentar para fazer crescer. A previsão do conselho curador do FGTS divulgada pelo Ministério de Trabalho é de que o saque de contas inativas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) injete até R$ 30 bilhões na economia do País.

O uso dos recursos foi anunciado no final do ano passado pelo presidente da República, Michel Temer. Segundo o Conselho Curador, atualmente 10,1 milhões de trabalhadores possuem 18,6 milhões de contas inativas há mais de um ano. O saldo total é de R$ 41 bilhões.

A estimativa é de que 70% das pessoas com direito ao saque devem procurar a Caixa Econômica para ter acesso aos saldos das contas.  As regras para saque serão definidas no mês de fevereiro e a ordem dos saques deverá se basear no mês de aniversário do trabalhador.

O secretário executivo do Conselho Curador do FGTS, Bolivar Moura Neto, afirmou que o uso dos recursos não causa impacto significativo no FGTS e ajuda na economia.

Esse é mais um dos esforços do novo governo para impulsionar a economia do país. O desenvolvimento socioeconômico é um dos pilares dos documentos “Uma Ponte para o Futuro“e “A Travessia Social“, da Fundação Ulysses Guimarães.