Notícias

Geral

Seminário da FUG-RJ sobre política municipal recebe aplausos de prefeitos eleitos do PMDB

26/11/2008
Os 12 prefeitos e dois vice-prefeitos fluminenses eleitos pelo PMDB, que compareceram ao Seminário Política Municipal do Século XXI, realizado no Windsor Florida Hotel, acompanhados por 40 futuros secretários municipais e assessores de governo, aplaudiram a iniciativa, promovida pela Fundação Ulysses Guimarães do Rio de Janeiro e transmitida on-line pelo site regional do partido [www.pmdbrj.org.br], nos dias 15 e 16 de novembro, para todos os interessados em competência de gestão pública e os primeiros dias de governo.
Os trabalhos foram abertos e encerrados pelo presidente da FUG-RJ, Fernando Peregrino, que ressaltou a importância da reunião para que todos os envolvidos “assumam a direção de seus municípios com o pé direito”, lembrando que “os primeiros meses de uma administração pública são vistos com muita expectativa, pois costumam acarretar medidas de impacto para a sociedade e sinalizar uma boa gestão para o conjunto da administração pública e os cidadãos do município”:
– Nossa intenção é aperfeiçoar a capacitação dos futuros prefeitos, incentivando a informatização da máquina pública para dar mais transparência na gestão e proporcionar a participação dos cidadãos na fiscalização dos serviços municipais. Mostramos que aterros sanitários com certificados ambientais, como o de Adrianópolis, em Nova Iguaçu, são viáveis e podem ser adotados por um consórcio de duas ou mais prefeituras. Agora é entrar e ter um bom desempenho nesse espaço de tempo para retribuir o apoio popular e credibilidade. Só assim saberemos se houve acerto firme de gestão – explicou Peregrino para um auditório lotado de municipalistas do PMDB.
 As cerimônias contaram com a presença da assessora da Presidência da FUG Nacional, Graziela Ribas Camargo, representando o presidente Eliseu Padilha, e de Clarissa Garotinho, a vereadora do PMDB mais votada no Rio, que representou os pais, os ex-governadores Anthony Garotinho, presidente do PMDB do Estado do Rio de Janeiro, e Rosinha Garotinho, prefeita eleita de Campos dos Goytacazes, ausentes devido ao nascimento de mais um neto, no Norte fluminense. O ex-governador Moreira Franco, vice-presidente de Fundos de Governo e Loterias da Caixa Econômica Federal, também prestigiou o evento.
 Sucesso – O Seminário Política Municipal do Século XXI foi considerado um êxito pelos participantes por gerar grande interação na troca de experiências e aquisição de conhecimentos. Três medidas propostas pela FUG-RJ foram escolhidas por consenso, através de questionários e debates acalorados, para aplicação imediata, logo após a posse dos novos prefeitos, em 1.º de janeiro de 2009: realização de auditoria geral nas contas do prefeito anterior, centralização de despesas no inicio do mandato e tornar o município adimplente com a União e o Estado – providências que contribuirão para manter/retomar o fluxo da transferência de verbas oficiais.
 – Os temas tratados vieram a calhar e todos os conhecimentos serão muito úteis. Tivemos, também, oportunidade de conversar com vagar entre nós, mostrar as realidades de cada município e conhecer iniciativas vencedoras que podem ser realmente aplicadas. Isso deu condições para estabelecer diretrizes adequadas – comentou o prefeito eleito de Italva, Eliel de Almeida, secundado por Cláudio Mannarino (Comendador Levy Gasparian), José Renato Bruno Carvalho (Barra Mansa), Carlos Alberto Silva de Azevedo (São Francisco de Itabapoana) e outros recém-eleitos.
 Os prefeitos presentes sugeriram que os próximos eventos de capacitação ministrados para eles pela FUG-RJ deverão conter outros temas importantes, como: a elaboração de projetos, concessões e consórcios intermunicipais.
Imersão – O seminário teve como palestrantes: Marcos Cavalcanti, professor da COPPE/UFRJ; Antônio Siqueira, especialista em Tecnologia da Informação do Proderj; Adriana Filipetto, engenheira e autora do primeiro projeto de aterro sanitário certificado pela ONU, através do Protocolo de Kyoto, em pleno funcionamento no município de Nova Iguaçu (RJ); Domingos Vargas, superintendente regional da Caixa Econômica Federal, e Francisco Squef, ex-secretário de Administração, Finanças e Recursos Humanos de Campinas (SP) e hoje consultor da Global Finance Consult, especialista em questões de linhas de financiamento aos municípios para saneamento ambiental, habitação e desenvolvimento urbano.