Notícias
Sergipe realiza Congresso Estadual do PMDB
21/05/2009A presidente nacional do PMDB, deputada Iris de Araújo (GO), defendeu o fortalecimento da unidade partidária como condição fundamental para a participação efetiva da legendas nas eleições do ano que vem. O anúncio foi feito durante o Congresso Estadual do PMDB de Sergipe realizado no último dia 15, na cidade de Aracajú, para debater as diretrizes a serem adotadas pelo partido no processo eleitoral de 2010.
DISCURSO UNIFICADO – De acordo com Iris, o momento político atual pede para que os diversos diretórios estaduais do partido estejam sintonizados. “O PMDB precisa unificar seu discurso e, para isso, é muito importante que os estados estejam trabalhando de forma harmônica. Nossas lideranças devem ter consciência de que somos uma legenda forte. A militância peemedebista deve ter apenas uma voz”, destacou.
Na avaliação da presidente, as alianças, coligações e candidaturas serão definidas nas convenções estaduais do PMDB. “No momento oportuno vamos discutir a melhor forma de conduzir as coligações. Precisamos discutir ainda como iremos somar votos. O objetivo é integrar o maior número possível de correntes partidárias”, afirmou.
Sob a coordenação dos presidentes do Diretório Estadual, deputado Jackson Barreto, e da Fundação Ulysses Guimarães de Sergipe, Jorge Alberto, o encontro mobilizou militantes e lideranças políticas regionais e nacionais. O evento contou com a participação de secretários de Estado, deputados, prefeitos e vereadores, que discutiram as propostas que Sergipe irá apresentar no Congresso Nacional do partido a ser realizado este ano.
PLANO DE GOVERNO – Para Alberto, o objetivo da FUG e do PMDB de Sergipe era definir uma posição partidária. “Nossa luta sempre foi a busca da unificação do discurso no estado. Temos particularidades distintas dos diversos estados da federação brasileira, por isso queremos marcar a nossa posição no plano de governo nacional”, defendeu.
O presidente da FUG ressaltou também que a proposta para o governo de Sergipe prevê, entre outros assuntos, a criação de atrativos para micro e pequenos negócios, agricultura e educação. “Queremos reunir a maioria dos nossos municípios e fazer um esforço para atrair o maior número de militantes e simpatizantes no Congresso Estadual”, afirmou.
Alberto esclareceu ainda que os procedimentos adotados visam o fortalecimento de uma posição nacional do partido, já que a legenda influencia todos os governos. “O PMDB sempre será peça fundamental no Executivo, independentemente, do partido que esteja na Presidência da República. A legenda tem uma importância estratégica em qualquer processo político democrático”, destacou.