Notícias

Geral

Sugestão do PMDB de Santa Rosa/RS: Biblioteca Digital Mundial

20/09/2009
A notícia de lançamento na internet da WDL, a Biblioteca Digital Mundial da UNESCO é um presente para toda a humanidade, especialmente para os jovens, e está agora disponível online através do site www.wdl.org.
A biblioteca reúne mapas, textos, fotografias, gravações e filmes de todos os tempos e explica em sete idiomas as jóias e relíquias culturais de todas as bibliotecas do mundo.
– Tem, sobretudo, carater patrimonial , explicou ao jornal La Nacion, Abdelaziz Abid, coordenador do projeto promovido pela Unesco e outras 32 instituições. A BDM não fornecerá simples documentos, mas documentos "com valor patrimonial, que permitirá apreciar e aprender muito mais sobre as culturas do mundo em diferentes idiomas: Árabe, Chinês, Inglês, Francês, Russo, Espanhol e Português.
Existem documentos on-line em mais de 50 idiomas. Entre os documentos mais antigos estão alguns códices, graças à contribuição de México, e os primeiros mapas da América, pintadas por Diego Gutierrez para o Rei de Espanha, em 1562 ", disse Abid. Os tesouros incluem a Hyakumanto Darani, um artigo publicado em japonês do ano de 764 que é considerado o primeiro texto impresso da história; um relato dos aztecas, que é a primeira mencao do Menino Jesus no Novo Mundo; trabalhos de cientistas árabes desvendando o mistério da álgebra; ossos utilizados como oráculos e estelas chinesas; a Bíblia de Gutenberg; antigas fotos latinoamericanas da Biblioteca Nacional do Brasil e a célebre Bíblia do Diabo, do século XIII, da Biblioteca Nacional da Suécia.
É muito fácil de navegar: cada jóia da cultura universal aparece acompanhada por uma breve explicação do seu conteúdo e seu significado. Os documentos foram escaneados e incorporados no seu idioma original, mas as explicações aparecem em sete línguas, incluindo o Portugues. A biblioteca começou com 1.200 documentos, mas foi projetado para receber mensagens ilimitados de texto, estampas, mapas, fotografias e ilustrações.
Como ingressar no site global
Embora não foi oficialmente lançada na sede da UNESCO em Paris, a Biblioteca Digital Mundial está desde agora disponível em online através do site www.wdl.org. O acesso é livre e os usuários podem entrar diretamente na Web sem necessidade de registro.
Quando se clica no www.wdl.org você terá a sensação de tocar com as tuas mãos a história universal do conhecimento. Permite ao internauta orientar sua buscar por épocas, a área geográfica, tipo de documento e instituição.
O sistema propõe uma explicação em sete idiomas (Árabe, Chinês, Inglês, Francês, Russo, Espanhol e Português). Os documentos, entretanto, foram escaneados na sua língua original. Desta maneira, é possível, por exemplo, estudar com detalhes o Evangelho de São Mateus, traduzido em aleutiano pelo missionário russo aleúte Ioann Veniamiov em 1840. Com um simples clique, você pode virar as páginas de um livro, ampliar o texto e mover-lo em todas as direções. A excelente definição das imagens permite uma leitura completa e comoda. Entre as jóias que ele contém está a Declaração da Independência dos U.S.A. assim como as Constituições de muitos outros países; um texto japonés do século XVI considerado como a primeira impressão da história; o diário de um estudioso veneziano que acompanhou Fernando de Magallanes na sua viagem ao redor do mundo; o original das "fábulas", de Lafontaine, o primeiro livro publicado nas Filipinas em espanhol e tagalog, a Bíblia de Gutenberg, e algumas pinturas rupestres africanas que datam 8.000 AC.
Duas regiões do mundo estão particularmente bem representados: América Latina e Oriente Médio. Isto se deve à ativa participação da Biblioteca Nacional do Brasil, a Biblioteca de Alexandria de Egito e a Universidade Rei Abdulá da Arábia Saudita.
A estrutura do BDM foi modelada sobre o projeto de digitalização a Biblioteca do Congresso, que começou em 1991 e atualmente contém 11 milhões de documentos online. Os responsaveis afirmam que a BDM esta destinada principalmente para pesquisadores, professores e alunos. Mas a importância deste site vai muito além do incentivo ao estudo das novas gerações que vivem em um mundo de audiovisual. Este projeto não é um simples compêndio de história online: á a possibilidade de acessar, intimamente e sem limite de tempo, o que cada um alguma vez sonhou em conhecer.
Fonte: PMDB de Santa Rosa/RS – http://www.pmdb-santarosa.org.br