Notícias

Geral

Tem início o Seminário Rumo aos Municípios promovido pela FUG

17/05/2012

Brasília (DF) – A Fundação Ulysses Guimarães realizou na noite desta quinta-feira (17), em Brasília, a abertura oficial do Seminário “Rumo aos Municípios, que visa a preparação dos candidatos para a eleição de 2012. Estiveram presentes no evento o presidente nacional da Fundação, deputado Eliseu Padilha (RS), o presidente nacional do PMDB, senador Valdir Raupp (RO), os presidentes das Fundações Estaduais, coordenadores de ensino a distância (EAD) dos cursos de Formação Política, além de deputados e senadores.

Em seu discurso, o presidente da Fundação Ulysses Guimarães, deputado Eliseu Padilha (RS), lembrou a determinação demonstrada pelos militantes peemedebistas em todo o país. “Poderia citar vários exemplos, mas gostaria de ressaltar um companheiro, que era presidente em Santa Rosa do Purus/AC, que levou um dia inteiro descendo o rio para conseguir chegar à edição acreana do Estradas e Bandeiras e poder buscar o programa do curso de Formação Política. Essas pessoas trazem para nós uma motivação muito grande para continuarmos o nosso trabalho, declarou.

Padilha destacou o editorial da próxima Revista Ulysses, que trará uma reflexão sobre a compreensão negativa que a sociedade tem do meio político. “Temos que assimilar esse entendimento porque em nossa base não há a formação política necessária para ter o discernimento sobre a realidade política. Por essa razão, buscamos uma parceira com os institutos políticos mais proeminentes do país para levar o conhecimento político à nossa sociedade”, afirmou.

Para o presidente da FUG, o sentimento é que o partido e a Fundação estão no caminho certo. “Voltamos a pensar política de verdade. Criando condições para nos credenciarmos novamente perante a opinião pública. Tenho certeza que todos somos utópicos agentes transformadores da vida pública desse país. Bertold Brecht dizia que o analfabeto político é um problema”, relembrou.

Na avaliação de Padilha, os principais problemas da vida em sociedade no Brasil, são frutos da ignorância. “A ignorância da população pode ser observada em várias situações da vida cotidiana. Este ano, 50 mil brasileiros deverão ser mortos em acidentes de trânsito. Situação causada pela ignorância, falta de educação e descumprimento da lei. O SUS, outro exemplo, poderia corresponder melhor aos anseios da sociedade se tivéssemos mais cidadania e conhecimento, as doenças endêmicas, por exemplo, seriam banidas do território nacional”, lamentou.

Sobre as eleições, Padilha afirmou que o PMDB tem condições para ser maior partido também no pleito de 2012. “Com trabalho, vamos conter o crescimento dos nosso concorrentes. O curso de Preparação de Candidatos e de Formação Políticas serão fundamentais para o sucesso das campanhas eleitorais deste ano”, destacou.

Eliseu Padilha elogiou a postura adotada pelo presidente nacional do PMDB, senador Valdir Raupp (RO), que inovou ao conhecer o partido pelo país a fora. “Raupp vestiu a camisa, ele é um grande estimulador da Fundação e dos programas desenvolvido por nós. Ele ouve os companheiros, motiva candidato e prega a candidatura própria à presidência da República”, ressaltou.

O presidente Padilha, ao final de seu discurso, homenageou também o presidente licenciado do PMDB, o atual vice-presidente da República, Michel Temer, por sua atuação e apoio às atividades partidárias e da própria Fundação.

O presidente da Fundação também homenageou o mediador do curso do EAD no município de Arapiraca, em Alagoas, onde já formaram mais de 1500 alunos nos cursos do Programa. Ele destacou ainda que o município é um dos que proporcionalmente teve maior participação.

Emocionado, José Gomes disse que “estamos fazendo um novo PMDB. Agradeço em nome dos companheiros e dizer que sem o apoio da Fundação não teria condição de fazer. A Fundação está mudando a realidade de cada um dos alagoanos que está lá”.

A Fundação também entregou uma placa em homenagem a seu presidente, Eliseu Padilha, pelo trabalho de formação realizado pela instituição com o espírito de “dar forma a ação!”.

O senador Valdir Raupp ressaltou a importância do trabalho de formação realizado pela Fundação Ulysses Guimarães em todo o país. “Eu gostaria de parabenizar todos os presidentes da Fundação nos estados e toda a equipe da nacional que trabalha com dedicação levando a todo o país o trabalho de formação da nossa militância”, disse.

Nesse ano eleitoral, Raupp enfatizou o papel do militante nas campanhas municipais: “campanha se faz com paixão, com amor, principalmente no PMDB, que é um partido cativante da população”.

O PMDB é um partido que tem a marca do municipalismo na sua história. “Temos o maior número de vereadores e prefeitos e teremos um grande número de candidatos nesta eleição. Não tenho a menor dúvida de atingiremos nossa meta e estaremos com cerca de 3 mil candidaturas e sairemos, novamente, com o maior número de prefeitos eleitos”.