Notícias

Geral

Todos Pela Educação promove debate sobre sistema educacional brasileiro para o Movimento

14/04/2022

A educação e seus desafios foi o tema abordado pelo líder de Relações Governamentais no Todos Pela Educação e Conselheiro no Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais, Lucas Fernandes Hoogerbrugge, com os alunos do Movimento – Escola de Líderes da Fundação Ulysses Guimarães. Durante quase 2 horas de aula, os estudantes puderam ter acesso aos índices sobre qualidade e o desempenho da educação no Brasil, tiveram acesso aos dados das consequências da falta de investimento no setor e puderam conhecer a agenda estrutural proposta de desenvolvimento educacional.

“A educação é importante pra o desenvolvimento econômico, a redução da pobreza, a equidade, a segurança pública, a saúde, o meio ambiente e a coesão social. A educação é o pilar. Ela não resolve todos os problemas existentes, mas sem ela também é impossível resolver”, afirmou Lucas ao abrir sua apresentação.

O conselheiro chamou a atenção para fato do Brasil “começar a olhar para educação recentemente e para a qualidade educacional mais recentemente ainda”. E destacou os três elementos que ajudam a concretizar a educação de qualidade: o atendimento escolar, que são crianças e jovens matriculados e frequentando a escola; a trajetória adequada, estudantes progredindo sem reprovar, abandonar ou evadir; e a aprendizagem, crianças e jovens aprendendo o conteúdo.

Lucas lamentou o fato de a educação brasileira ainda reprovar muito seus alunos. “O Brasil apresenta altas taxas de reprovação em relação a outros países. A reprovação em si traz efeitos muito prejudiciais, é ineficaz, diminuía a motivação e engajamento, incentiva a evasão escolar e possui custos elevados”, observou.

Por outro lado, ele comemorou o fato de cerca de 1.500 municípios no Brasil, dos 5.570, melhoraram consideravelmente seus indicadores educacionais entre os anos de 2015 e 2019. “A educação é um diretor de todos e tem efeitos positivos para cada indivíduo e para sociedade. A educação avançou nas últimas décadas especialmente no acesso à escola, na trajetória dos alunos e nos níveis de aprendizagem”, afirmou.

A aula com a participação do Todos pela Educação aconteceu na última quarta-feira (13), pela plataforma Zoom, para todos os alunos que participam do Movimento.

Sobre Lucas Fernandes Hoogerbrugge:

É líder de Relações Governamentais no Todos Pela Educação e Conselheiro no Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais. Ocupou diversos cargos de liderança no Ministério da Educação e na Secretaria de Educação do Ceará, além de ter atuado como consultor em projetos sobre educação básica para organismos multilaterais e organizações não governamentais. É Mestre em Educação pela Universidade de Stanford e graduado em Administração pela Unicamp.

Thatiana Souza (Assessoria de Comunicação – FUG Nacional)