Notícias

Geral

Uma mensagem de incentivo do Mato Grosso do Sul

06/06/2008

Pessoal, olha que legal a correspondência que recebemos do colega Maykel Dias Santos, do Mato Grosso do Sul. Ele faz uma síntese bem interessante de sua experiência durante o Curso de Formação Política. Vale a pena ler. Parabéns Maykel e continue assim !!!

“O Curso Básico de Formação Política é de grande valia para o enriquecimento cultural político dos cidadãos, ele da uma base teórica para que o cidadão deixe de ser um analfabeto político e entenda melhor como funciona o processo político.
A política deveria fazer parte da vida de todos, pois é o futuro de nosso país que é decidido através dela.
Estamos presenciando acontecimentos absurdos que são manchetes do dia-a-dia na mídia tais como o envolvimento de ministros, senadores e deputados em descaminho, aproveitando-se do cargo que ocupam para beneficio próprio, e isso não é diferente quando se trata dos nossos representantes em nível de estado e município. Estamos vendo um processo de compra de votos legal, e como se isso já não bastasse à utilização direta de dinheiro público para financiar essa compra. A impunidade com relação aos nossos representantes é outro ponto absurdo, pois se tudo é comprovado, porque não forçar a quem se beneficiou com dinheiro público a devolver.
E quem é culpado de tudo isso? Somos nós mesmos os analfabetos políticos, somos aqueles que fechamos os olhos e esperamos acontecer, esperamos que alguém faça algo para melhorar essa situação, mas o que vemos é que a cada dia aparecem novos políticos oportunistas interessados em tão somente tirar proveito em beneficio próprio do cargo que ocupam.
Se a população não se mobilizar e começar a cobrar dos nossos representantes iremos enfrentar dias piores, e para que isso não aconteça o PMDB teve uma iniciativa muito boa que foi o curso de Formação Política, que serviu para os concludentes ampliar seu horizonte político e mesmo para firmar suas opiniões em relação a política.
Acho que seria importante que esse curso fosse realizado nas escolas voltado principalmente para os jovens com idade mínima de 16 anos, pois é nessa idade que o cidadão vota pela primeira vez, e para que ele possa fazer isso respaldado seria interessante que fosse dado um embasamento teórico primeiro, para que ele possa ter uma outra ótica da política.
Agradeço o PMDB por me dar à oportunidade de participar do curso, gostaria de agradecer também aos coordenadores do curso realizado em Bela Vista-MS, a Sra. Letízia Murano, o Sr Jorge Maréco e o Sr Fleitas.

Bela Vista-MS, 29 de maio de 2008.

Maykel Dias Pinheiro Santos”