Notícias
Vendas do varejo indicam retomada sustentável
16/08/2017O aumento das vendas do varejo incluindo autos, motos e material de construção, avançou 2,5%. É a terceira alta mensal consecutiva quando comparado dados de 2016 e de 2017. Esse novo cenário só é possível, por meio do trabalho que está sendo realizado para a recuperação do mercado de trabalho, controle da inflação e aumento de renda dos brasileiros. O projeto Uma Ponte Para o Futuro, colocado em prática pelo Governo Federal, traz a retomada econômica sustentável que o Brasil precisa.
Jornal,
O Estado de São Paulo
O impacto positivo sobre as rendas das famílias proveniente da inflação e as indicações de que o emprego deixou de cair contribuíram para a retomada do comércio varejista em junho, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As vendas do varejo restrito cresceram 1,2% em relação a maio e as do varejo ampliado, que inclui autos, motos e material de construção, avançaram 2,5% no mesmo período.
É a terceira alta mensal consecutiva, quando se comparam os dados de 2016 e de 2017, fortalecendo a crença de que a crise começa a ficar para trás. Na comparação com igual mês do ano passado, as vendas totais do varejo avançaram 1,7% em abril, 2,6% em maio e 3% em junho. A comparação entre os primeiros semestres de 2016 e 2017 é menos favorável – houve queda de 0,1% no período. Mas o dado equivale quase à estabilidade, avaliam os técnicos do IBGE.
Os resultados de junho foram influenciados pelas vendas de móveis e eletrodomésticos, com avanço de 12,7%, seguidas pelas de tecidos, vestuário e calçados (+4,6%). O item livros, revistas e papelaria, cujo comportamento era desfavorável, cresceu 4,5%. A aquisição de bens não essenciais indica recuperação da renda.
Leia: bit.ly/2w11thF