Notícias

Geral

FUG entrega Nota Técnica para recuperação econômica para a prefeitura de Porto Alegre (RS)

17/06/2024

A Fundação Ulysses Guimarães (FUG) entregou oficialmente a Nota Técnica ‘RS: Estratégia de Recuperação e Regeneração Econômica’ para a prefeitura de Porto Alegre (RS), diretório estadual do MDB e bancada do partido da Assembleia Legislativa do estado. O documento propõe um plano abrangente de ações para enfrentar os impactos econômicos das enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul em 2024.

Leia mais: FUG lança Nota Técnica para recuperação econômica do Rio Grande do Sul

“Queremos que vocês embarquem nesse bonde que é a travessia do presente para o futuro, mas por um caminho absoltuamente pensado, racional, competente, honesto, para o que o Rio Grande do Sul possa enxergar no MDB um partido que construiu um caminho por onde o povo gaúcho pode caminhar com segurança”, afirmou o presidente nacional da FUG, deputado federal Alceu Moreira.

O prefeito de Porto Alegre (RS), Sebastião Melo, cumprimentou a FUG pela iniciativa. “Acho que esse é o verdadeiro papel de uma Fundação, especialmente em momentos de crise. Tenho certeza que iremos além desse documento, com apoio técnico e parceiras”, apontou Melo.

“É preciso incorporar essa proposta e tranformá-la em atuação política, em discurso partidário. É preciso mostrar que pensamos com responsabilidade o presente e o futuro”, lembrou o presidente do Conselho Editorial da FUG, José Fogaça. Ele, que representou o diretório estadual do MDB na ocasião, também foi prefeito da capital gaúcha cumprindo o mandato de 2005 a 2010.

Por fim, o responsável técnico pela Nota Técnica da FUG, Gustavo Grisa, reforçou que “esse é um momento de grande gravidade, seriedade e responsabilidade e a Fundação Ulysses Guimarães não tem se furtado em dar sua contibuição com conhecimento e de trazer questões que vão um pouco além do que está hoje na pauta.”

Leia mais: Entrevista com o responsável técnico pela Nota FUG sobre a emergência econômica no RS

Confira como foi o evento:

NOTA TÉCNICA
O documento detalha tanto os aspectos de recuperação imediata, focados na retomada das atividades econômicas essenciais, quanto os elementos de regeneração, que visam sustentar e ampliar a prosperidade futura. A proposta inclui novos investimentos, a criação de novos negócios e atividades econômicas, transformando o Rio Grande do Sul em um território de inovação econômica e social.

A nota técnica também aborda a necessidade de uma governança ampla e inclusiva, envolvendo entes gestores de acreditação internacional, o setor privado e a comunidade econômica global, para garantir uma implementação ágil e adaptativa das estratégias propostas.

A Fundação Ulysses Guimarães reafirma seu compromisso em liderar este esforço de recuperação e regeneração, trabalhando em colaboração com especialistas, líderes e instituições de todo o mundo, para assegurar um futuro próspero e sustentável para o Rio Grande do Sul.

Clique aqui para fazer o download da Nota Técnica [PDF, 515Kb]

Confira fotos do evento: