Notícias

Geral

Educação Já Municípios 2024: Diretrizes para uma educação de qualidade

21/10/2024

Os gestores eleitos no último pleito já podem contar com um importante recurso para seus futuros mandatos: o documento “Educação Já Municípios 2024”, elaborado pelo movimento Todos Pela Educação. Voltado para as administrações municipais que assumirão entre 2025 e 2028, o documento oferece diretrizes claras para a formulação de políticas educacionais voltadas à Educação Básica.

“A Fundação Ulysses Guimarães incentiva os gestores eleitos a se aprofundarem nesse material e adotarem as estratégias propostas, contribuindo para a construção de uma educação mais justa e eficiente no Brasil”, reforça o Secretário-Executivo da FUG, Guto Scherer. Desde de 2022, a Fundação Ulysses Guimarães tem trabalhado no tema Educação como um de seus pilares e a parceria com o Todos Pela Educação fortalece os debates e aprofunda o conhecimento com a pauta.

Guto indica que o Educação Já Municípios 2024 representa uma base sólida para os gestores que assumem em 2025, oferecendo não apenas metas claras, mas também orientações práticas para a execução de políticas educacionais que promovam o desenvolvimento social e econômico a longo prazo.

As recomendações do documento estão divididas em cinco eixos: Crianças e Jovens, Professores, Ensino-Aprendizagem, Escolas e Secretarias. Cada um desses eixos aborda temas centrais como a universalização da Educação Infantil e Fundamental, a garantia de alfabetização na idade certa e o aprimoramento da qualidade do ensino.

Um destaque importante é o foco na educação inclusiva e nas relações étnico-raciais, que devem ser abordadas de forma transversal em todas as ações educacionais. Além disso, o documento propõe a implementação de um planejamento estratégico nas redes de ensino, com ênfase no fortalecimento das capacidades institucionais e profissionais das secretarias municipais de educação.

  • Leia abaixo o documento na íntegra: