Notícias
FUG lança curso de formação política que retoma bandeiras históricas do PMDB
11/04/2008Fundação Ulysses Guimarães deu mais um passo para unificar o discurso do PMDB no país e retomar suas bandeiras históricas de democracia e liberdade de expressão ao lançar, sábado, dia 12 de abril, um Curso de Formação Política para Mediadores Locais, no Rio de Janeiro. A iniciativa aprimora líderes e capacita dirigentes partidários, militantes e pré-candidatos a prefeito e a vereadores. O treinamento já conta com 33.670 inscritos em todos os estados brasileiros.
Cento e sessenta pessoas compareceram ao evento, sendo 100 delas provenientes de 30 municípios fluminenses para participar da turma inicial de mediadores. Os inscritos vão multiplicar em suas cidades os conhecimentos obtidos ao treinar outros mediadores e candidatos a cargos eletivos, trabalho facilitado porque vários são presidentes de diretórios zonais, membros do diretório regional ou integrantes dos movimentos sociais ligados ao partido.
Eles vão fortalecer a formação política com conceitos centrados nos ideais do partido, fundamentais a todos os peemedebistas. No final das etapas do curso no Rio, a FUG terá qualificado um total de 276 mediadores com o auxílio da EAD – Escola de Ensino à Distância da FUG Nacional, por meio de tele-conferências e material didático, como CDs, DVDs e apostilas.
Abertura – Realizado no Rio Othon Palace Hotel, em Copacabana, o treinamento, que faz parte do Programa de Formação Política idealizado pela FUG, foi aberto por Fernando Peregrino, presidente da FUG – Rio de Janeiro. Este fez uma apresentação, intitulada Instrumentos para Construção de um Plano Local, destacando a chegada do curso ao estado como “uma grande aventura de modificação política”.
A vice-presidente da Juventude Nacional do PMDB e da FUG-Rio, Clarissa Matheus, representando o presidente do Diretório Regional, Anthony Garotinho, e a Executiva Estadual, saudou os presentes e apontou o caminho aos participantes: “um político de qualidade deve ter visão no futuro e saber investir em pessoas para alcançar seu objetivo e trabalhar corretamente para a população”, declarou.
Ex-prefeito de São Gonçalo, o deputado Edson Ezequiel (PMDB-RJ), que representou os presidentes do PMDB, Michel Temer, e da FUG Nacional, Eliseu Padilha, além da bancada federal do Rio de Janeiro – a maior da Câmara, destacou que todos devem discutir o estatuto do partido e o desenvolvimento de um programa nacional, pois “políticas atualizadas e atentas às necessidades dos eleitores engrandecem o país”.
Representante da bancada estadual do PMDB, o deputado Nilton Salomão, de volta desde o dia 7 à Alerj, onde, de 1997 a 2002, compôs o bloco ético da Casa, aplaudiu a iniciativa da FUG. “Sempre trabalhei pela formação política, portanto, sei que o conhecimento e o planejamento propiciados aqui serão importantes para o futuro de todos os presentes”, frisou o parlamentar.
A Importância da Mediação, o Papel do Mediador e o Exercício da Liderança foram os temas de outra palestra, proferida pela coordenadora nacional da EAD/FUG, Elisiane da Silva, cujo trabalho pretende mobilizar prefeitos, vereadores, dirigentes partidários, militantes e pré-candidatos a cargos eletivos na construção de um grande projeto que leve o PMDB, no futuro, à Presidência da República e a eleger o maior número de prefeitos e vereadores nas eleições deste ano.
Presença – Além de Fernando Peregrino e dos políticos citados, participaram da mesa de abertura os presidentes regionais do PMDB Afro, Nayt Júnior, e do PMDB Mulher, Kátia Lôbo. A diretoria da FUG – Rio de Janeiro e membros da Juventude do PMDB-RJ, também, compareceram, assim como representantes de 30 municípios (Angra dos Reis, Araruama, Arraial do Cabo, Barra Mansa, Belford Roxo, Cabo Frio, Cachoeiras de Macacu, Cambuci, Casimiro de Abreu, Cordeiro, Iguaba Grande, Mesquita, Miguel Pereira, Niterói, Paraíba do Sul, Porto Real, Resende, Rio Bonito, Rio das Ostras, Rio de Janeiro, São João de Meriti, Saquarema, Silva Jardim, Tanguá e Teresópolis