Notícias
Fundação Ulysses Guimarães oferece cursos a distância em Viamão (RS) desde 2007
22/07/2009O município de Viamão (RS), fica na região metropolitana de Porto Alegre e está entre os primeiros a oferecer os cursos do Ensino a Distância da Fundação Ulysses Guimarães. Desde 2007, quando foi realizado o curso de Formação Política Alberto Pasqualini, o EAD tem dado resultados práticos para a política da cidade, como a eleição de três vereadores do PMDB nas últimas eleições municipais.
O Curso Preparatório para Candidatos a Prefeito, Vice-Prefeito e Vereadores teve a participação de 57 alunos, cerca de 50% eram candidatos. Russinho foi o vereador mais votado de Viamão e credita sua votação à formação que recebeu no curso. “A meta agora é incentivar que outras pessoas façam os cursos da Fundação, principalmente os funcionários do meu gabinete”, declarou o vereador.
A participação no Curso para Gestores Públicos Municipais tem auxiliado Russinho nas atividades como parlamentar. Aulas sobre administração, finanças, publicidade, marketing e prestação de contas oferecem ferramentas importantes para o exercício do cargo público nos municípios. “Com essa formação, a pretensão agora disputar a prefeitura do município ou até mesmo o cargo de deputado federal”, afirmou o vereador.
Joãozinho da Saúde é servidor municipal, de onde tirou o apelido que usa na vida pública, e se elegeu pela primeira vez vereador depois de participar dos cursos oferecidos pela Fundação Ulysses Guimarães. “Esses cursos são muito importantes, com eles eu aprendi como me portar na tribuna e como conduzir meus trabalhos no gabinete”, declarou Joãozinho.
CURSOS – O PMDB de Viamão realizou cinco turmas de EAD, oferecendo todos os cursos da Fundação Ulysses Guimarães aos militantes do município. Está em andamento uma turma do Curso para Gestores Públicos Municipais, com 38 alunos.
O mediador da EAD em Viamão, Velácio Stein, acredita que a realização dos cursos desperta o interesse dos militantes em participar das atividades do partido e da política da cidade, além de preparar politicamente possíveis candidatos do partido.
O interesse no debate político tem gerado sugestões de novos conteúdos para debate durante as aulas. “Por iniciativa da turma do Curso para Gestores, realizaremos um dia extra para debater para debater a Lei 8.112, do regime jurídico dos servidores público, e a Consolidação das Leis Trabalhistas”, informou Stein. O debate acontecerá após o fim do conteúdo do EAD.