Notícias

Geral

Região Centro-Oeste do país: EAD movimenta o partido

04/08/2009
As FUGs do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, estados pertencentes a região Centro-Oeste do país, se destacam no cenário nacional do EAD. Além de promover a formação política, as Fundações têm unificado o discurso peemedebista e mobilizado o partido. O grande número de turmas em andamento propicia um contato rotineiro entre os correligionários e a presença constante de lideranças nos municípios.
Em Mato Grosso, a FUG, presidida pela ex-deputada Teté Bezerra, organizou um calendário de atividades extenso nos meses de junho e julho.  Além da realização de treinamentos de mediadores nos municípios de Nova Mutum, Cáceres e região, Rosário Oeste e Barra do Garças,  a coordenação do EAD participou dos encontros regionais do PMDB nos três últimos locais citados. Ocorreram aulas inaugurais em Cuiabá, São José dos Quatro Marcos e Porto Esperidião. As certificações do curso Básico de Formação Política, em dois meses, foram entregues para três turmas em Cuiabá e Nova Xavantina, duas em Querência, Tangará da Serra e Rondonópolis e uma em Juína, totalizando 228 alunos certificados. Das solicitações de abertura de turma realizadas pelos visitantes do site do EAD, 71% já estão em andamento.
Em Goiás, a Fundação Ulysses Guimarães, comandada por Wolney Siqueira, já promoveu desde o início do Programa 160 turmas do curso Básico de Formação Política, totalizando 2.385 alunos matriculados.  No período de abril a julho deste ano, foram entregues certificações do curso Básico para 363 alunos de turmas de 7 municípios: Goiânia, São João da Paraúna, Santo Antônio do Descoberto, Ipameri, Jandaia, São Patrício e Perolândia.  Do curso para Gestores Públicos Municipais, até o momento já são 28 turmas abertas, com 323 alunos aguardando o início das aulas ou já cursando. Das solicitações de turmas vindas pelos visitantes do site do EAD, a FUG/GO já realizou contato com 96,6%.
A FUG do Mato Grosso do Sul, tendo a frente o presidente Esacheu Nascimento, acaba de encerrar o curso de Gestores Públicos no município de Bela Vista, com 230 inscrições e mais de 170 concluintes. Estão em andamento turmas nas cidades de  Caracol (96 alunos), Bonito (50 alunos) e Bodoquena (19 alunos), além da Aldeia do Bananal, principal núcleo de 5 aldeias que reúne cerca de 5.000 indígenas, onde 50 índios de etnia Terena fazem o curso Básico.  A próxima região que começa a ser trabalhada no Estado inclui os municípios de Rio Negro, Corguinho, Rochedo, Bandeirantes, Jaraguari, Terenos, Sidrolândia, Ribas do Rio Pardo e Água Clara. A capital, Campo Grande, já com conta com turma de 190 alunos. Recentemente, representantes de 15 municípios participaram de um treinamento de mediadores, as turmas já estão abertas aguardando as inscrições de novos alunos das cidades de Aquidauana, Aparecida do Taboado, Batayporã, Bodoquena, Caracol, Chapadão do Sul, Figueirão, Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Ivinhema, Mundo Novo, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Nioaque e Rochedo. Das solicitações de abertura de turmas feitas pelo site do EAD, 90.9% estão em andamento.