Notícias
FUG treina mediadores e lança o Curso de Gestores Públicos Municipais
18/09/2009Brasília (29/04/2009) – O projeto de ensino à distância (EAD) da Fundação Ulysses Guimarães (FUG) lança hoje, em Brasília, um novo curso: O curso para Gestores Públicos Municipais. No mesmo evento, a FUG realiza o treinamento dos mediadores estaduais. De acordo com o presidente da Fundação, deputado Eliseu Padilha, a intenção é reunir pelo menos dois representantes de cada um dos estados da Federação, que terão a missão e a responsabilidade de reproduzir o treinamento e promover a criação de turmas nos municípios brasileiros. A reunião inicia às 9h e perdurará durante todo o dia, no Hotel Bay Park, com aulas e palestras dos professores e coordenadores envolvidos com o EAD.
O curso de Gestão Pública é destinado aos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos no pleito de 2008, bem como aos seus assessores, cargos comissionados (CC’s), funções gratificadas (FC’s), secretários de governo, líderes partidários e a militância, com a finalidade de aperfeiçoar e capacitar os quadros para a administração pública municipal, tanto para o exercício do Governo, quanto para fazer oposição.
Para Eliseu Padilha, a premissa que têm mobilizado a FUG a promover os programas de Formação Política, é a atual exigência dos cidadãos: a transparência absoluta e o conhecimento específico. “Os partidos políticos só terão condições de corresponder às novas, atuais e futuras expectativas da sociedade, caso qualifiquem seus quadros, com base nas atuais exigências e na transparência absoluta”, frisou.
Resultado de uma parceria inédita com o IBAM (Instituto Brasileiro de Administração Municipal), o curso está dividido em três módulos, sendo o primeiro aplicável a todos os alunos, e aborda as noções gerais da Administração Pública. Já o segundo, é destinado apenas aos interessados no poder legislativo e, o terceiro, no poder executivo.
O programa traz também experiências vivenciadas no dia a dia dos municípios e será uma oportunidade que o Partido e a Fundação terão para qualificar e melhorar a gestão pública municipal dos peemedebistas.
EAD – Mais de 60 mil alunos já fazem parte do Projeto do EAD. Além deste novo curso, a FUG mantém a disponibilidade aos militantes peemedebistas do curso básico de Formação Política, como também do curso Preparatório de Candidatos.