Notícias
Câmara de Ibatiba e Fundação iniciam curso de Gestão Pública
27/04/2010Brasília – Uma parceria entre a Câmara Municipal de Ibatiba e a Fundação Ulysses Guimarães do Espírito Santo resultou na abertura de turmas para dois cursos do EAD: Gestão Pública Municipal e Agentes Comunitários de Cidadania. Já existem cerca de 150 alunos inscritos para participarem das aulas, que serão ministradas pelos professores Paulo José Costa de Lima e Herivelto Carvalho. A parceria foi fechada em uma aula inaugural, no último dia 09 de abril com a presença de políticos e autoridades municipais.
O presidente da Juventude, Luciano Miranda, lembrou que em 2007 e 2008 já foram realizados cursos de Formação Política no município. Segundo ele, é importante que o cidadão conheça seus direitos e deveres, e se disse orgulhoso em ver os jovens do município participando dos cursos e se capacitando para conhecer como funciona a gestão pública. “Daqui podem sair futuros vereadores, prefeitos, deputados e até presidentes”, afirmou.
O presidente do PMDB no Estado, Lelo Coimbra, ministrou a aula inaugural. Depois de falar sobre a importância do curso, destacou que a política é uma arte muito difícil, assim como a vida em uma sociedade consumista e egoísta. Para ele, o papel do político é administrar conflitos, compreender as diversidades e se aprimorar para representar a sociedade. “A política é algo fundamental, porque sem organização política as pessoas começam a se agredir, como aconteceu no Haiti e no Chile, depois dos terremotos que atingiram aqueles países”, destacou.
Já o presidente da Câmara de Ibatiba, vereador Admilson Dias Ribeiro, disse que é importante que a sociedade esteja preparada para fazer política e escolher os políticos. E, para isso, precisa conhecer a gestão pública, para poder cobrar e fiscalizar. “Estamos preocupados com a formação do cidadão”, disse o presidente, que também vai fazer o curso.