Notícias
Militância feminina de SC adere aos cursos da FUG
05/05/2010Brasília – A Fundação Ulysses Guimarães e o PMDB Mulher de Santa Catarina promoveram na cidade de Florianópolis, no final de abril, a aula inaugural da segunda turma de militantes do núcleo feminino do partido no curso de Formação Política. De acordo com a presidente do PMDB Mulher catarinense, Rosana Mattos, a meta é concluir pelo menos mais uma turma antes do início do período eleitoral. “O próximo curso de Ensino a Distância a ser ministrado às mulheres é o de Gestão Pública”, assegurou.
Rosana esclareceu que a iniciativa de ampliar a militância do núcleo e ao mesmo tempo preparar as mulheres aos desafios impostos pela política surgiu após a observação das dificuldades encontradas pelo público feminino em se desenvolver no ambiente político. “Nas atividades de militância do núcleo da Mulher percebi que boa parte da resistência das mulheres em se candidatarem tinha origem no fato de que havia um desconhecimento geral sobre a atividade política no país”, destacou.
A presidente do núcleo em SC, que já havia tido contato com os cursos oferecidos pela Fundação em todo o país, acreditou que o conhecimento adquirido no curso de Formação Política permitiria não só que as mulheres se politizassem mais, como também ajudaria a despertar nas militantes o desejo de se tornarem vereadoras, prefeitas ou deputadas estaduais. “Havia apenas uma vaga noção do que representava a vivência política. Muitas mulheres que participam ativamente das decisões tomadas nas associações de bairro e auxiliam em diversas ações dentro da própria comunidade, não se sentiam seguras para disputar um cargo eletivo na Câmara Municipal”, esclareceu.
Rosana lembrou que a primeira turma rendeu novas filiações ao PMDB no estado. “O objetivo é inserir estas mulheres na luta peemedebista e prepará-las para a disputa eleitoral. Além disso, somos multiplicadoras dos cursos oferecidos pela fundação. As alunas formadas abrirão suas turmas. Somos uma corrente e formamos equipes de mediação”, concluiu.