Notícias

Geral

FUG promove o I Encontro Regional do PMDB-PI

03/04/2011

Teresina (PI) – Foi com tom de satisfação que as principais lideranças piauienses do PMDB deram início a uma série de encontros estaduais do partido. O primeiro evento aconteceu na cidade de Parnaíba, no último sábado (02), sob a coordenação da Fundação Ulysses Guimarães (FUG/PI). Dentre os objetivos estão a mobilização das bases partidária, a qualificação política continuada e a manutenção do PMDB como maior partido do Brasil. A iniciativa faz parte de um movimento nacional de recuperação da imagem da legenda.


O presidente da Fundação Ulysses Guimarães-Piauí, João Henrique Sousa, abriu oficialmente o primeiro encontro destacando a necessidade de capacitação dos futuros gestores municipais. “Hoje, o PMDB é o maior partido do Brasil e para fortalecer ainda mais as bandeiras partidárias a Executiva Nacional, por meio da FUG, promove cursos de formação por todo país. Foi essa mesma Executiva que decidiu que a partir de agora só poderá ser candidato nas próximas eleições os filiados do PMDB que participarem de pelo menos um dos cursos oferecido pela Fundação”, revelou.
Na ocasião, João Henrique Sousa apresentou aos peemedebistas o vídeo de aniversário dos 45 anos do PMDB e todos relembraram a trajetória do partido desde a origem, passando pela ditadura até chegar os dias atuais.


O vice- governador, Moraes Souza Filho, falou que a iniciativa da Fundação deixa clara a importância do fortalecimento das bases partidárias. “O PMDB tem que promover de forma continuada esse trabalho com as bases. É fundamental percebermos que o partido só pode crescer a partir daqui. Iremos nos emprenhar na tarefa de ampliar esse contato com os prefeitos e vereadores do nosso estado”.


O deputado federal Marcelo Castro ressaltou a necessidade de mudança do atual sistema político e da importância da Reforma Política. “É consenso no Congresso Nacional que as reformas são necessárias. Entretanto, a maior discussão hoje é para chegar a um denominador comum e é por isso que estamos aqui. Viemos mostrar a militância peemedebista quais são as principais idéias e os pontos mais polêmicos sobre Reforma Política”, destaca.
O secretário-geral da Fundação Ulysses Guimarães-Piauí, Henrique Pires, apresentou o Projeto Estradas e Bandeiras Rumos 2012 à militância. Ele destacou a importância do debate interno no processo de fortalecimento do programa nacional do partido visando às próximas eleições. “O desafio é ter como base um programa nacional que respeite as particularidades de cada estado e cada município. O Projeto Estradas e Bandeiras Rumos 2012 visa manter o PMDB não só como maior partido do país, mas também o mais qualificado”.


A deputada estadual e presidente do Diretório Municipal de Parnaíba, Juliana Moraes Souza, enfatizou a importância da mobilização de base. Segundo ela, é com alegria que a cidade de Parnaíba recebe o primeiro encontro proposto pela Fundação. “Essa é a oportunidade da nossa cidade abraçar as ações da Fundação Ulysses Guimarães. Estamos juntos e empenhados para chegar a um ideal maior que é formação das bases partidárias e o fortalecimento dos ideais peemedebistas”.


Na oportunidade estavam presentes lideranças de 14 municípios da microrregião e nomes como o ex-ministro e atual secretário de governo da prefeitura de Teresina, João Henrique Sousa, o vice-governador Moraes Souza Filho, o deputado federal Marcelo Castro, o Presidente da Assembléia Legislativa e deputado Themístocles Filho, a deputada estadual e presidente do Diretório Municipal do PMDB, Juliana Moraes Souza, os deputados estaduais João Mádison, Mauro Tapety e Kléber Eulálio, e o secretário-geral da Fundação Ulysses Guimarães-Piauí, Henrique Pires, além das lideranças locais.
A próxima cidade piauiense a receber o Encontro Regional do PMDB será cidade de Picos, no próximo dia 16. Esses encontros servirão como estratégia do partido visando às eleições municipais do próximo ano, quando pretende lançar candidaturas próprias nas principais cidades do estado.

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – A intenção é capacitar os gestores e agentes políticos e a Fundação Ulysses Guimarães apresentou aos peemedebistas o método de ensino a Distância e os cinco cursos oferecidos gratuitamente não só aos militantes mais também a toda a sociedade. Os cursos são: Formação Política, Formação em Cidadania, Curso preparatório para Candidatos, Gestão Pública e Oratória, todos ministrados por mestres, doutores e pós-doutores da Universidade Federal do Rio Grande Sul (UFRS), Universidade de Brasília (UNB) e Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM). É o conhecimento de forma gratuita chegando às bases.