Notícias

Geral

União partidária e defesa da formação dos quadros marcam evento em Petrolina

11/07/2011

Petrolina (PE) – A Fundação Ulysses Guimarães e o PMDB nacional realizaram nesta sexta-feira (08) mais uma etapa do programa Estradas e Bandeiras: Rumo as Municípios 2012, na cidade de Petrolina, terceira maior cidade do estado de Pernambuco. Sob a coordenação do presidente da FUG, Eliseu Padilha e do dirigente nacional do partido, senador Valdir Raupp, militantes peemedebistas de todo o estado se reuniram para relembrar a trajetória política da agremiação, debater estrutura partidária e a importância de se resgatar o diálogo entre agentes políticos e a sociedade.

O evento que contou com a participação de lideranças políticas locais, como o prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio, Dorany Sampaio e Oswaldo Coelho, e de líderes nacionais como o deputado Raul Henry e o senador Jarbas Vasconcelos, discutiu diversos aspectos da atual conjuntura política e o papel do PMDB neste cenário.

Na abertura do Estradas e Bandeiras, o prefeito Júlio Lóssio ressaltou a importância da realização desta etapa do programa em Petrolina. “A presença do presidente nacional do PMDB e do comando estadual da legenda é símbolo da consonância existente entre os dois diretórios Essa unidade vem sendo construída e é amplamente defendida pelos peemedebistas do estado”, disse.

CURSOS E DEBATES – A primeira palestra foi ministrada pelo presidente da FUG, Eliseu Padilha, que iniciou o painel de debates apresentando um vídeo comemorativo aos 45 anos do PMDB. “É fundamental que possamos lembrar a história do antigo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), que deu origem ao partido que hoje segue atuando na construção de um país justo e democrático, o PMDB. Tantos partidos nasceram dentro MDB. Agora nosso desafio é manter a hegemonia em 2012”, conclamou.

Em sua palestra, Padilha esclareceu aos militantes e lideranças o alcance do trabalho desenvolvido pela Fundação Ulysses em todo o Brasil e defendeu a necessidade de o partido trabalhar a candidatura própria em todas as esferas políticas. “Temos o dever de nos esforçar para conseguirmos ter nominatas completas para vereador”, afirmou.

O presidente da Fundação Ulysses analisou a crescente descrença da população brasileira na classe política. “Pesquisa recente revelou que 90% da população não acredita nos políticos. Nosso o desafio é retomar o diálogo com a sociedade”, defendeu.

Na avaliação do presidente nacional do PMDB, Valdir Raupp, a “chama” do maior partido do país está claramente viva em Pernambuco. “Temos condições de triplicar o número de vereadores e prefeitos nas eleições do ano que vem. Nossa agremiação é muito forte. Levo daqui a certeza de nosso partido está cada dia mais forte no estado”, comemorou.

O presidente da Fundação Ulysses Guimarães no Espírito Santo, Francisco Donato, levou à Petrolina, a palestra Estruturação e Organização partidária. “Nós, peemedebistas, estamos nos organizando. Neste momento, precisamos ser o maior partido também em termos qualitativos”, ponderou.

COMUNICAÇÃO E ELEIÇÕES – O encerramento do evento foi marcado pelo lançamento do curso de Dicção e Oratória, ministrado pela Fundação Ulysses Guimarães Nacional, com palestra proferida pelo professor Joel Maciel – que fez uma explanação sobre a Evolução da Comunicação.

Em nome do PMDB pernambucano, o deputado Raul Henry chamou a atenção de todos para a relevância histórica da legenda. “Temos muita honra de participar desse partido que construiu sua história respeitando divergências. As duas grandes conquistas do povo brasileiro teve o papel decisivo do PMDB. A consolidação da democracia e a estabilização da economia brasileira. Este encontro é uma iniciativa extremamente significativa. O instrumento mais importante da política é o debate e este papel foi reforçado hoje aqui em Petrolina”, afirmou.

Henry finalizou o evento enfatizando a necessidade de o partido seguir engajado na divulgação e ampliação dos cursos oferecidos pela Fundação Ulysses Guimarães e se unir para garantir a vitória nas urnas no próximo ano.