Notícias
Inclusão e superação em Bragança/PA
22/08/2011Novamente o município de Bragança, no Pará, dá o exemplo de que as dificuldades não devem afetar a vontade de aprender. Após a coordenação do EAD no Estado realizar um vídeo com os alunos que para ter aulas carregavam um aparelho de televisão pelo seu bairro de difícil acesso, uma nova turma volta a ser destaque nacional.
Em parceria com a Associação Bragantina de Deficientes Físicos, o curso Agentes de Cidadania está sendo ministrado para 15 alunos, dentre eles, três cadeirantes e três deficientes visuais.
O aluno Flávio Lúcio, deficiente visual, conta com o auxílio de sua esposa para realizar os momentos de auto-estudo. Marcelo de Lima, com a mesma deficiência, é estudante universitário do curso de pedagogia da Universidade Federal do Pará.
Também cursista, Jair Cecim relatou em aula a sua história exemplar, era atleta de basquete e ainda jovem sofreu um acidente que o deixou em uma cadeira de rodas, mesmo assim, venceu as limitações e preconceitos e hoje é professor universitário, mestre em Linguística. Descreve-se como um lutador incansável dos direitos de acessibilidade dos cadeirantes nas vias públicas da cidade, instituições e órgãos públicos, por isso a escolha da Formação Agentes de Cidadania.
A turma realiza seus encontros as segundas, quintas e sextas pela manhã na própria sede da associação.
** O vídeo produzido pela Fundação Ulysses no Pará mencionado pode ser assistido neste link: http://www.youtube.com/fundulysses#p/u/3/pDiiU1gdKmI