Notícias
Pedro Canário/ES e distritos formam 400 alunos em um mesmo curso
10/10/2011Foi no final do ano de 2008, em um treinamento de mediadores, que o presidente da JPMDB e ex-vereador, Clécio Kelsat, conheceu o Programa de Formação Política EAD. Deste evento, surgiu uma turma do curso Básico Ulysses Guimarães, com 30 alunos, em um distrito do município de Pedro Canário, chamado Cristal do Norte, no Espírito Santo. Esse foi o início da história da localidade e seus distritos com o Programa EAD.
Os números refletem o que ocorreu de lá pra cá. Somente no ano de 2011, juntando Pedro Canário e os distritos Cristal do Norte e Taquaras, serão mais de 400 formandos no curso Agentes de Cidadania Comunitária.
“Esse curso ajuda o cidadão de hoje a exercer a cidadania amanhã. Prepara o cidadão em seu município, faz com que ele aprenda os seus direitos e deveres”, disse Clécio, hoje mediador integrado a todas as ações da Fundação Ulysses Guimarães. Ainda, relembrou a frase dita pelo presidente da Fundação nacionalmente, Eliseu Padilha, para ratificar a importância do EAD: “Só o conhecimento converte o indivíduo em cidadão capaz de projetar e construir o seu futuro”.
Para a aluna Maria Helena Saraiva, aposentada, a terceira aula, que aborda sobre a democracia, foi o que mais lhe despertou interesse. “Percebi que precisamos ter mais conhecimento sobre como é verdadeiramente uma democracia justa. É através desta formação que teremos conteúdo para acompanhar as ações daqueles que foram eleitos para nos representar, para cobrar que tenham uma participação honesta”, disse. Complementa com um exemplo de cidadania: “Antes eu não gostava nem de falar em política. Só cumpria o meu dever de votar naqueles que acreditava ser o ideal para a população, mas é um erro fazer somente isto. É preciso saber tudo, conhecer bem, acompanhar, pois se estão lá é por que nós elegemos. Devemos ajudá-los a governar bem”.
Katrine Kirino,14 anos, é a mais jovem aluna formanda. “Com o Programa EAD aprendi a valorizar o papel do cidadão. O EAD nos ajuda a adquirir conhecimentos e atitudes para o exercício da cidadania”, concluiu.
Chrystiano Borges, auxiliar de serviços gerais, traduziu sua participação no curso em uma frase: “Eu estou fazendo o EAD da Fundação para aprender a ir a luta pelo melhor do meu município”.
Pedro Canário também conta com o mediador Clediomar da Cruz Pereira. Além do apoio do deputado Lelo Coimbra, do presidente da FUG/ES, Francisco Donato, do presidente da Câmara Marcos Robério, do presidente estadual JPMDB/ES, Luciano Salgado, e dos coordenadores Regis Campolina Cohen e Débora Maria de Lima.
Informações sobre turmas em andamento e previsão de abertura de novas, através do e-mail
vereadorkelsat@hotmail.com.