Notícias
JPMDB Nacional tem Formação Política como prioridade
12/12/2011Brasília (DF) – Os integrantes do Diretório Nacional da JPMDB se reuniram na última quarta-feira (8) para debater e deliberar sobre importantes questões da juventude brasileira. Foram principais pontos de discussão a questão do posicionamento da JPMDB na aprovação do estatuto da Juventude, a Meia Entrada, o próximo congresso nacional da JPMDB, o lançamento do curso de formação política específico para Juventude elaborado pela FUG, a 2ª Conferência Nacional de Juventude, posicionamentos sobre o Fórum Nacional de gestores de Juventude, além de pautar a participação da JPMDB na SNJ e UNE.
O Presidente da FUG-PR, Rafael Xavier, explanou sobre a importância da formação política dentro do PMDB e afirmou que "46% dos alunos do Programa EAD no Paraná são jovens, que procuram nos cursos da Fundação uma maneira de debater política e serem ouvidos" e complementou "a JPMDB Nacional deve incentivar ainda mais os companheiros a montarem turmas em seus Municipios, Universidades e Escolas".
O Curso de Formação Política para a Juventude, que possui como coordenador pedagógico o Vice-Presidente da FUG-PR, Marcio Carvalho, deve ser lançado em fevereiro.
A reunião contou com a participação de diversos estados como CE,PR,ES,MG,RJ,MT,AM,SE e RS. Todos com grande expectativa para a 2ª Conferência, que promete uma forte atuação e participação da Juventude peemedebista. Esperamos por volta de 150 jovens para debatermos juntos as políticas de para Juventude.
Uma grande surpresa para os jovens fluminenses. Foi aprovado na reunião (8), por unanimidade, em Brasília, que o próximo Congresso Nacional da JPMDB será no estado do Rio de Janeiro, início do mês de março. O Vice Presidente Nacional e Pres. Estadual da JPMDB do Rio, Marco Antônio Cabral, ficou agradecido e animado, e todos com grande expectativa para o evento.
Na avaliação do presidente nacional da JPMDB, Gabriel Souza (RS), um dos grandes impasses da #2ConfJuv será a questão da meia entrada e quem ela abrange. Quem tem o direito à meia entrada? Os Jovens ou os Jovens estudantes? A questão foi fortemente debatida na reunião e chegamos a conclusão que precisamos pensar a aprovação do estatuto da juventude e perceber que ele abrange um universo muito maior.
Na reunião também tivemos a oportunidade de repensar nossas prioridades e posicionamentos para dentro das universidades. Nossa juventude a cada dia vem se mostrando mais presente e atuante nas lutas estudantis, por reconhecermos a fundamental importância. Pautamos a criação de coordenadores de movimento estudantil por estado para que junto do companheiro Zeca Melo (PR), responsável por assuntos estudantis da JPMDB Brasil, a juventude peemedebista possa ser mais atuante e participativa. A JPMDB acredita que os cursos de formação política específico para a juventude, muito contribuirá na fomentação dessas atividades.
Por fim, o Pres. Gabriel Souza convoca todo o Diretório para contribuir no processo da conferência nacional de juventude, e marca a próxima reunião da executiva nacional para 07 de Fevereiro, a fim de tratar prioritariamente sobre o Congresso Nacional da JPMDB(RJ).
Colaboração: JPMDB Nacional – http://www.jpmdb.org.br