Notícias
Primeira turma pelo método Braille é de Feira de Santana/BA
07/01/2013
Veio do município de Feira de Santana, na Bahia, a primeira turma pelo método braile de um curso de Formação Política oferecido pelo Programa EAD da Fundação Ulysses Guimarães. Desde o segundo semestre de 2012, a instituição oferece material pedagógico específico aos portadores de deficiência visual.
As aulas do curso para Agentes de Cidadania Comunitária ocorreram na União Baiana de Cegos – UBC, com 11 alunos. O mediador Carlos Souza destacou que os novos alunos desejam avanços na democracia e por isso uniram-se para encontrar formas de participação. “É uma turma com um potencial infinito”, concluiu.
Antonio Carlos, presidente da UBC, salienta que o curso ajudou aos alunos a terem a compreensão de que podem atuar não só nos conselhos voltados aos portadores de deficiências, mas em qualquer outro que desejem. “A formação serviu para mostrar-lhes que não há limites para participação política”, afirmou.
Segundo o mediador Carlos, as aulas contaram ainda com temáticas de outros cursos da Fundação, como complemento trabalharam também a Lei de Diretrizes Orçamentárias, o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano, as conferências e as lutas sociais.
A data da cerimônia de conclusão de curso ainda será divulgada.
** O sistema Braille é um método de leitura para portadores de deficiência visual, onde os caracteres se indicam por pontos em alto relevo.