Notícias

Geral

?O PMDB mudou a história econômica do ES em um ano de governo?

30/08/2013

“O PMDB mudou a história econômica do ES em um ano de governo”. A afirmação é da ex-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves, a economista Ana Paula Vescovi, durante palestra no último dia 26, no auditório do PMDB/ES, em Vitória. Vescovi participou do projeto “Conversa com os Capixabas”, iniciativa da Fundação Ulysses Guimarães do Estado e do PMDB regional, que já chega em sua 4ª edição.

Durante sua exposição, sob o tema finanças municipais, Vescovi destacou a importância do trabalho desenvolvido pelo PMDB e aliados quando o ex-governador Paulo Hartung assumiu o estado em 2003, em seu pior momento político/econômico da história.

A conversa contou também com a participação da diretora da Aeqquus Consultoria, Tania Cursino Villela, responsável pela edição da revista Finanças dos Municípios.

Tania chamou a atenção dos presentes quanto a importância da gestão pública responsável e prudente para os próximos meses, quando os municípios sentirão ainda mais os impactos negativos das perdas recentes do ICMS, Fundap e possível queda de receitas dos royalties do petróleo e gás. “Há uma dependência muito grande dos municípios em relação aos repasses federais, o que é natural, pois muitos municípios brasileiros não tem força econômica para garantir o básico apenas por meio de impostos, taxas e contribuições. Contudo, com as perdas do ICMS, Fundap e provavelmente os royalties, os municípios podem se complicar bastante no quesito investimentos”, concluiu.

Segundo as palestrantes, é fundamental que o Estado e os municípios capixabas preparem-se para momentos de turbulência e tomada de medidas impopulares, que na realidade, já deveriam ter ocorrido desde o ano passado, quando iniciaram os debates no Congresso Nacional que culminaram na decisão de uniformizar a alíquota de ICMS, prejudicando estados como Espírito Santo que praticava o incentivo fiscal através de recursos oriundos do ICMS sobre as importações.

Presentes ao diálogo, as prefeitas Ana Maria Carletti Quiuqui e Maria Albertina Menegardo de Freitas, de Águia Branca e Rio Novo do Sul, respectivamente, o ex-secretário estadual de Educação, Haroldo Correia Rocha, o vereador de Vila Velha, Maturano, o secretário de Turismo de Domingos Martins, Alemão Bleidorn, o presidente da JPMDB, Bruno Quintino, a presidente do PMDB Mulher, Nice Nicchio, além de ex-vereadores, ex-prefeitos e outros integrantes do PMDB, que participaram ativamente da conversa.

O presidente da Fundação Ulysses Guimarães/ES, Chico Donato, fez considerações quanto ao tema tratado com a ótica de quem teve a experiência como prefeito, falou da dificuldade de um gestor atender a todas as exigências implementadas a partir da Lei de Responsabilidade Fiscal. Donato finalizou o encontro agradecendo a presença de todos e, em especial, das convidadas que realizaram uma palestra rica em detalhes do funcionamento da gestão pública e da necessidade de aplicabilidade por parte dos representantes do PMDB que gerenciam esses recursos em suas respectivas cidades.