Notícias

Geral

Nos 25 anos da Carta, Senado concede Medalha Ulysses Guimarães

29/10/2013

O Senado fará hoje, às 11h, uma sessão especial para comemorar os 25 anos da Constituição. O anúncio foi feito pelo presidente da Casa, Renan Calheiros, na quarta-feira, quando ele lembrou que se trata da “mais longeva Constituição democrática”.

Na cerimônia, serão homenageados com a Medalha Ulysses Guimarães todos os atuais senadores que participaram da Assembleia Nacional Constituinte, além do relator-geral da Constituinte, Bernardo Cabral, e dos ex-presidentes da República José Sarney, Fernando Collor, Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva.

A cantora Fafá de Belém, representando os artistas que mobilizaram o povo pela convocação da Constituinte, e o jornalista Rubem Azevedo Lima, representando a imprensa, serão homenageados. Também será condecorado o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), que defendeu as emendas populares na ­Constituinte.

O Senado criou a Medalha Ulysses Guimarães em agosto. A medalha leva o nome do presidente da Assembleia Nacional Constituinte e marca os 25 anos da Constituição, sendo concedida a pessoas ou empresas que se destacam na promoção da cidadania e do fortalecimento das instituições democráticas. A criação da medalha havia sido ­proposta por Vital do Rêgo (PMDB-PB).

Fonte: Jornal do Senado